CAMPUS ITAPERUNA

Aprendizagem Prática

Alunos de Mecânica do IFF Itaperuna iniciam montagem de projetos em Concurso de Pontes de Palito

por Comunicação Social Campus Itaperuna publicado 20/09/2017 21h43, última modificação 20/09/2017 21h43
Competição é uma das atrações da 1ª Semana da Mecânica, evento que acontecerá dentro da programação da 6ª Semana Acadêmica do Campus Itaperuna
Concurso de Pontes de Palito

Alunos do Curso de Mecânica do IFF Itaperuna participam de Concurso de Pontes Treliçadas de Palito

Os alunos do Curso Técnico em Mecânica do IFFluminense Itaperuna deram início à montagem de seus projetos inscritos no 2º Concurso de Pontes Treliçadas de Palito. A competição é uma das atrações da 1ª Semana da Mecânica, evento que acontecerá dentro da programação da 6ª Semana Acadêmica do Campus Itaperuna, de 18 a 20 de outubro.

Ao todo, disputam o prêmio principal dez grupos dos quatro módulos do curso. A previsão é que a construção das pontes seja concluída até esta sexta-feira (22/09), sendo que a grande final acontecerá durante a Semana da Mecânica, quando as pontes serão submetidas a um teste de resistência. A equipe vencedora será a que tiver sua ponte derrubada por último.

Segundo o coordenador do Curso Técnico em Mecânica do IFFluminense Itaperuna, o professor Filipe Ribeiro de Castro, o objetivo da competição é aliar o conhecimento de várias disciplinas, além de oferecer uma experiência prática de trabalho aos alunos.

"Esse é um trabalho alinhado especialmente à disciplina de Mecânica Geral, mas que exige o conhecimento de várias outras matérias, além de trabalhar questões como gerenciamento de projetos, administração de tempo, trabalho em equipe e tantos outros pontos fundamentais para os profissionais de hoje. Além disso, desde o ano passado, quando realizamos a primeira edição do concurso, percebemos que ele também é importante para integrar as diferentes turmas do curso, pois muitas vezes alunos de módulos diferentes, no dia a dia das aulas, não tem qualquer contato. Nesse trabalho prático, eles trocam experiências, trabalham juntos, é muito enriquecedor", ressalta o coordenador.

As pontes ficarão em exposição durante a 6ª Semana Acadêmica, e a grande final do concurso será aberta ao público. Este ano, estão na disputa as equipes: A Resistência (Ponte da Resistência), Centuriões (Ponte do Milênio), Champions (Ponte Bills), Curumim (Ponte Fortlev), Despertar (Ponte Cubilô 2.0), Os Primitivos (Ponte Tacoma), Reprovados (Ponte Pascal), Surtei (Ponte Nem Vem) e Tchê e os Garotos (Ponte do Panelão).