CAMPUS ITAPERUNA

Projeto de Pesquisa

Alunos do IFF Itaperuna devem responder questionário de monitoramento de qualidade de vida até 15/4

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 28/03/2019 15h49, última modificação 28/03/2019 15h51
Ação está sendo realizada por meio de um projeto do professor Salomão Brandi, com apoio do Núcleo de Atendimento ao Educando (NAE) do campus
Levantamento de qualidade de vida

Alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna têm até 15 de abril para responder um questionário de monitoramento corporal e de qualidade de vida, que está sendo aplicado por meio de um projeto de pesquisa do professor Salomão Brandi, com apoio do Núcleo de Atendimento ao Educando (NAE) do campus

O objetivo do estudo, explica o professor, é analisar o desenvolvimento dos alunos ao longo dos três anos do curso, observando o percentual de ganho ou de perda de gordura e de massa magra (músculo), além de suas rotinas de alimentação, lazer e estudos.

"Queremos levantar informações sobre como o aluno está entrando e como está saindo do IFF, com relação à qualidade de vida, se está ganhando peso e se está tendo problemas de insônia, por exemplo. É um estudo amplo, com meta de analisar 500 alunos, e que terá continuidade por meio de grupos de acompanhamento", ressalta Salomão Brandi.

Após essa primeira etapa, os alunos interessados poderão ingressar em grupos que contarão com a participação da psicóloga e da nutricionista do Campus Itaperuna, com o intuito de trabalhar questões específicas como dicas de alimentação e de rotina de estudos, entre outras que serão levantadas ao longo da pesquisa.

O questionário está disponível no link: https://goo.gl/forms/O9XK8JhiujUOt4BC3. Depois de respondê-lo, os alunos deverão procurar os bolsistas Karine (3º ano de Informática), João Gabriel (3º ano de Química) e Marco Otávio (3º ano de Informática) no Hall do bloco B para realizar a avaliação física, que dura em média 2 minutos.