CAMPUS ITAPERUNA

Extensão

Alunos do IFFluminense Itaperuna recebem premiação da Olimpíada Brasileira de Astronomia

por Comunicação Social Campus Itaperuna publicado 01/12/2016 15h24, última modificação 01/12/2016 15h24
Cerimônia de entrega de certificados, medalhas e troféus foi organizada pelo Clube de Astronomia do Noroeste Fluminense
Entre de premiação da Olimpíada de Astronomia

O Clube de Astronomia do Noroeste Fluminense (Caronte), projeto desenvolvido há cinco anos no Campus Itaperuna, realizou nesta quarta-feira (30/11) a cerimônia de premiação dos alunos que participaram da 19ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Competição de Foguetes Caronte. O evento, organizado pelo professor de Física e coordenador do Caronte, Adriano Ferrarez, reuniu alunos e servidores do IFFluminense no auditório do Parque Acadêmico.

Foram premiados com medalhas de bronze da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica os alunos Aline Alves Fiuza e Anderson Gabriel Souza Rosário. Os demais participantes receberam um certificado. Já a competição interna de lançamento de foguetes do Caronte teve os seguintes vencedores:

1º Lugar - Foguete Titio Coruja
2º Lugar - Foguete Jaburu
3º Lugar - Foguete Avengers The First Bimester

Segundo Adriano Ferrarez, o projeto de Astronomia desenvolvido no campus tem mostrado um saldo muito positivo.

"É um projeto de muita importância, tanto na difusão do conhecimento dentro do próprio IFFluminense, quanto das escolas da rede pública na região. Recebemos a visita de muitas crianças ao longo do ano, que têm a oportunidade de aprender sobre Astronomia, conhecer nossos telescópios e outros recursos disponíveis no campus", ressalta Adriano.

De acordo com o professor, o projeto também está contribuindo para o desenvolvimento acadêmico dos alunos. Dois bolsistas do Caronte pretendem desenvolver seus trabalhos de conclusão de curso, em 2017, em temas ligados ao projeto: um sobre sistema embarcado em foguetes confeccionados com garrafa pet e outro sobre a criação de um aplicativo relacionado ao tema.

Durante a cerimônia de premiação, os integrantes do Caronte fizeram ainda uma homenagem ao professor de Biologia Alex Marca, que ficou à frente do projeto de extensão entre os anos de 2014 e 2015.

O diretor de Pesquisa, Extensão e Políticas Estudantis do IFFluminense Itaperuna, Roberto da Silva Lanes Filho, também participou da premiação e aproveitou para mostrar aos alunos o certificado que recebeu da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, em 2005, quando ainda era estudante do ensino médio.

"Guardo com muito carinho esse certificado e vejo com muita alegria os alunos aqui do nosso campus também participando de um projeto tão interessante e, hoje, com recursos bem mais avançados dos que aqueles que a gente tinha há 11 anos", contou o diretor.

Comunicação Social Campus Itaperuna