CAMPUS ITAPERUNA

Extensão

Alunos do Técnico em Química do IFF Itaperuna ministram oficinas para a comunidade em feira livre

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 04/07/2019 13h26, última modificação 04/07/2019 13h26
Atividade faz parte da disciplina Prática Profissional e acontecerá das 8h às 11h, no sábado letivo de 6 de julho
Parada do Saber

Estudantes do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Química do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna terão um sábado letivo diferente no próximo dia 6 de julho. Um grupo de cerca de 30 alunos estará na Feira Livre de Itaperuna (Avenida Presidente Dutra, Cidade Nova), ministrando oficinas para a comunidade sobre temas como produção de sabão ecológico, biofertilizantes e plantas medicinais.

A atividade é coordenada pela professora Juliana Vanir, como parte da disciplina "Prática Profissional". Segundo ela, o objetivo é fazer uma ponte entre o saber cientifico e o saber prático, levando os alunos para compartilharem conhecimento com a comunidade local.

"Essa será a avaliação final deles neste primeiro semestre, com a turma dividida em seis equipes. Eles próprios montaram as oficinas e o material informativo, para poder compartilhar seus conhecimentos com quem estiver lá na feira. Nossa ideia é levar o IFF para a rua, dividindo esse conhecimento adquirido em sala de aula e em nossos projetos de pesquisa, ao mesmo tempo em que os alunos também vivenciam utilidades práticas do dia a dia das aulas.

O evento "Parada do Saber", na Feira Livre, acontecerá das 8h às 11h, com participação aberta a toda a comunidade. Os temas são:

8h - Oficina Filtros de Água
8h30 - Oficina Composteira
9h - Sabão Ecológico
9h30 - Plantas Medicinais
10h - Tinta de Solo
10h30 - Biofertilizantes

A disciplina "Prática Profissional" faz parte da grade nos três anos do Curso Técnico Integrado em Química, sendo os módulos sobre o que é a profissão (1º ano), pesquisa e extensão (2º ano) e elaboração de trabalho final de curso (3º ano).