CAMPUS ITAPERUNA

Sustentabilidade

Ampliação de ações voltadas à proteção do meio ambiente é tema de reunião no IFF Itaperuna

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 30/10/2020 18h32, última modificação 30/10/2020 18h41
Encontro teve o objetivo de trabalhar na criação de parcerias com a sociedade civil para maior integração do Instituto em projetos de coleta seletiva e descarte adequado de lixo na região.
Lixo eletrônico

A coleta e descarte adequado de lixo eletrônico é uma das ações em estudo a partir da parceria

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna deu início, nesta sexta-feira (30/10), ao planejamento de novas ações de educação ambiental e sustentabilidade para serem desenvolvidas, ao longo do ano que vem, em parceria com a sociedade civil. A reunião, realizada de forma virtual, contou com a participação do diretor-geral do campus, Filipe de Castro; da diretora de Pesquisa, Extensão e Políticas Estudantis, Josane Lessa; do diácono Francelino da Silva Junior e de José Geraldo Santana, que atuam desde 2016 num projeto em parceria entre a Pastoral da Cidadania, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, catadores independentes de Itaperuna e uma ação voluntária desenvolvida por Tadeu Vargas, em Natividade.

A ideia é ampliar a participação do Instituto em ações sociais em andamento, como apoio técnico para instalação de novos ecopontos de coleta seletiva de lixo reciclável em Itaperuna, além de melhorias nas instalações já existentes, e desenvolvimento de novos projetos em conjunto, como recolhimento e descarte adequado de lixo eletrônico na região, plantio de árvores e programas de educação ambiental.

"Nosso objetivo com esse encontro é criar parcerias que possam ampliar a integração do IFF com a comunidade em programas voltados à proteção do meio ambiente. Os ecopontos, por exemplo, são uma ação fantástica que a Pastoral e os catadores vêm desenvolvendo na cidade e que nós podemos contribuir, por meio de nossos cursos técnicos e com a estrutura de laboratórios e de ferramentas que temos no campus. O Noroeste Fluminense, infelizmente, ainda carece de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável. E também é nosso papel como Instituto contribuir para a comunidade nesse ponto", ressaltou o diretor-geral Filipe de Castro.

A ideia é que seja feito ainda, por meio da parceria, um diagnóstico do que o IFF Itaperuna produz de resíduos, melhorando os processos de coleta, reciclagem e descarte adequado. Nos últimos anos, o campus aboliu o uso de copos descartáveis e investiu em atividades de pesquisa e extensão como o de "Implantação do Centro de Educação Ambiental do IFF Itaperuna", o "Núcleo de Estudos em Agroecologia" e o projeto "Sabão sustentável: reuso do óleo de frituras para produção de sabão", entre outros.

"Queremos construir ações coletivas com a comunidade e também reforçamos essa questão da importância da educação ambiental em nosso campus, melhorando nossos processos internos de produção e descarte de resíduos. Isso é fundamental para nós, pois não adianta o aluno aprender sobre sustentabilidade, mas ao sair da sala de aula ver um descarte sendo feito de forma inadequada na própria escola. É nosso papel como Instituto a formação cidadã dos nossos alunos, o zelo com o meio ambiente e o trabalho com a sociedade para melhoria da nossa região", explicou Filipe de Castro.

Para o diácono Francelino da Silva Junior são muitas as possibilidades que poderão surgir a partir da junção da experiência dos programas de coleta seletiva e dos trabalhos de pesquisa e extensão do IFF:

"Eu fico muito feliz com essa possibilidade de trabalho em conjunto com o IFF e, certamente, teremos condições de fazer muita coisa aproveitando toda a estrutura que o Instituto oferece gratuitamente em nossa região. Hoje, por exemplo, conseguimos fazer em Itaperuna apenas a separação do lixo seco. Em Natividade, já há o trabalho de tratamento de resíduos orgânicos. Quem sabe com o IFF não podemos construir parcerias para ter esse tipo de tratamento também em Itaperuna, mesmo que ainda num projeto-piloto?", disse.

A diretora de Pesquisa, Extensão e Políticas Estudantis do IFF Itaperuna, Josane Lessa, destacou a importância da capacidade de mobilização, incluindo o corpo docente, técnicos-administrativos e alunos dos diversos cursos técnicos e de nível superior do campus, para poder colocar novos projetos em execução.

"Nosso campus tem tradicionalmente uma capacidade de mobilização interna muito grande em atividades voltadas para a comunidade, como em eventos que realizamos todos os anos, inclusive com ações voltadas para a proteção do meio ambiente. Iniciativas como a construção dos ecopontos e a coleta com reaproveitamento ou destinação adequada de lixo eletrônico são, por exemplo, algumas que podem ser desenvolvidas dentro de atividades práticas de nossos cursos ou mesmo de projetos de pesquisa e de extensão", explicou Josane.

O IFF Itaperuna segue com suas atividades presenciais suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 98810-7097 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br. O calendário letivo no campus foi retomado em 21 de setembro, por meio de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP), cujas informações estão disponíveis na Página de Acompanhamento das APNP.