CAMPUS ITAPERUNA

NuGen

Campus Itaperuna inscreve para o curso de extensão Gênero e Sexualidade na Escola e no Hospital

por Comunicação Social campus Itaperuna publicado 03/08/2016 20h48, última modificação 13/09/2016 21h45
Atividade oferecida pelo Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual tem inscrições abertas até 19 de agosto
Arte do Curso de Extensão (1) - Cópia.jpg

O Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NuGen) do IFFluminense Itaperuna recebe inscrições, até 19 de agosto, para 30 vagas no curso de extensão gratuito "Gênero e Sexualidade na Escola e no Hospital". A atividade é coordenada pela professora Fernanda Huguenin. Podem participar estudantes e profissionais da Saúde, professores da rede pública e demais profissionais da educação, além de alunos e servidores do IFFluminense. O preenchimento das vagas será feito por ordem de inscrição.

O curso prevê a utilização da linguagem cinematográfica para desconstruir ideias hegemônicas sobre as construções dos gêneros e da sexualidade, discutindo temas como transexualidade, travestismos e transfobia, além de questões como violência doméstica e obstétrica, estupro e aborto. O objetivo é estimular, na região Noroeste Fluminense, o desenvolvimento das discussões em torno das questões de gênero e sexualidade, alinhadas com as Diretrizes Curriculares Nacionais em Direitos Humanos.

A carga horária total é de 48 horas, com encontros semanais de quatro horas, das 17h às 21h, às terças-feiras, de acordo com o seguinte cronograma:

30/08 - Aula inaugural: Conceitos fundamentais de gênero e sexualidade
06/09 - Transexualidade e Travestilidade
13/09 - Trans-homens
20/09 - Trans-mulheres e travestis
27/09 - Transfobia e marcos legais
04/10 - Atividade do 1º módulo
11/10 - Violência doméstica
18/10 - Assédio e violência sexual
25/10 - Aborto
01/11 - Violência obstétrica
08/11 - Atividade do 2º módulo
22/11 - Encerramento do curso

Os interessados poderão se inscrever, das 8h às 20h, na Recepção do IFFluminense campus Itaperuna, na BR 356, s/nº, Cidade Nova. Quem preferir, pode enviar a ficha de inscrição, até as 20h do dia 19 de agosto, para o e-mail nugen.iff@gmail.com. O arquivo deverá estar em formato PDF. O edital completo, com informações detalhadas do curso e a ficha de inscrição estão disponíveis no EDITAL DA SELEÇÃO.

Comunicação Social campus Itaperuna

registrado em: ,