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TecnoWeek

Campus promove evento de Tecnologia na Educação

por Ascom Itaperuna publicado 17/06/2015 00h00, última modificação 29/03/2016 20h21
De 29 de junho a 3 de julho, alunos, servidores e comunidade externa participarão de minicursos, oficinas, debates e competições na Tecnoteca, no campus Itaperuna.
TecnoWeek no campus Itaperuna

Oficina durante a TecnoWeek, no IFFluminense Itaperuna

A partir da próxima segunda-feira, 22 de junho, estarão abertas as inscrições para a TecnoWeek — 1ª Semana de Tecnologia do IFFluminense Itaperuna —,  com mais de 30 atrações, entre minicursos, oficinas, debates e competições, dirigidas ao público interno e à comunidade externa.

O evento acontecerá na Tecnoteca, que é uma sala de aula interativa, no campus Itaperuna, equipada com tablets, lousa digital, TV 3D e mesa digitalizadora, entre outros recursos voltados para aplicação prática da tecnologia no contexto escolar. Na programação da TecnoWeek, estão previstas atividades para crianças, jovens e adultos, incluindo desde treinamentos profissionais até competições esportivas com o uso de recursos digitais, como xadrez e dança.

Segundo a diretora geral do campus Itaperuna, Michelle Maria Freitas Neto, o evento é mais uma oportunidade de o IFFluminense abrir suas portas para o público externo, assim como oferecer atividades diferenciadas para alunos e servidores.

 "Ver a Tecnoteca sendo usada de formas tão diversificadas é uma alegria enorme para nós. Esse evento traz uma programação que dá bem a ideia de quantas possibilidades existem de aplicação dos novos recursos tecnológicos no dia a dia do ensino, tanto de disciplinas técnicas e propedêuticas, quanto para as atividades de extensão que o campus desenvolve", ressalta a diretora geral.

Além das atividades práticas, o evento também terá espaço reservado para um debate sobre o impacto dos recursos digitais em sala de aula, com a mesa redonda "Uso de tecnologias digitais na educação: ampliação das possibilidades pedagógicas ou modismo?", que acontecerá na quarta-feira, 1º de julho, a partir das 18h.

 "Esse debate foi pensado de forma a nos dar a oportunidade de dialogar com outros professores, revendo nossas práticas e pensando estratégias que alinhem a tecnologia à educação", afirma a diretora de ensino do campus Itaperuna, Fabiana Carvalho.

O aluno do segundo ano de Informática Antonio Franklim, de 16 anos, é um dos envolvidos na preparação do evento. Ele é bolsista do projeto de extensão "Oficinas de aplicativos educacionais: uma contribuição para a inclusão digital" e ajudará na realização dos minicursos.

"O que mais nos motiva como bolsistas é ver a reação dos outros alunos quando conseguem visualizar, de forma dinâmica e interativa, o que antes aprendiam em sala de aula apenas de forma teórica. Na Tecnoteca, temos acesso a recursos que já estamos acostumados a usar fora da escola, como tablets e celulares, mas de uma forma diferente, como aliados do estudo", conta o aluno.

O s interessados em participar da TecnoWeek poderão efetuar a inscrição a partir da próxima segunda-feira, 22 de junho, pelo site www.itaperuna.iff.edu.br/tecnoweek.

Veja a programação completa:

SEGUNDA-FEIRA, 29 DE JUNHO
8h às 10h - O mapa conceitual como aliado na organização dos estudos
Por meio de um aplicativo para dispositivos móveis, os participantes aprenderão a organizar conteúdos através dos mapas conceituais. A oficina será voltada para o uso do recurso em sala de aula, com exercícios práticos, em que será possível conhecer a aplicabilidade dos mapas em diferentes disciplinas. Não é exigido conhecimento prévio no aplicativo.

10h30 às 12h - TecnoDance: Saúde em dia no ritmo da dança
Uma animada disputa de dança com o Xbox será o pano de fundo para uma discussão sobre o uso das novas tecnologias como aliadas no combate ao sedentarismo. Durante a oficina, os participantes poderão conhecer melhor o funcionamento do jogo e aprender na prática sobre os benefícios do mundo digital também para a saúde.

13h30 às 15h - O mapa conceitual como aliado na organização dos estudos
Por meio de um aplicativo para dispositivos móveis, os participantes aprenderão a organizar conteúdos através dos mapas conceituais. A oficina será voltada para o uso do recurso em sala de aula, com exercícios práticos, em que será possível conhecer a aplicabilidade dos mapas em diferentes disciplinas. Não é exigido conhecimento prévio no aplicativo.

15h30 às 17h30 - Aprenda a editar fotos e vídeos diretamente do tablet
A oficina, voltada para o público iniciante, mostrará de forma descomplicada como transformar registros simples, feitos com celular ou tablet, em trabalhos com cara de profissional. O conteúdo incluirá dicas básicas de ponto de corte, uso de filtros, criação de legendas e efeitos sonoros, além dos principais cuidados a se tomar na hora do clique.

18h às 19h30 - Top 7: Os aplicativos que o professor não pode deixar de conhecer
O objetivo é apresentar aplicativos educacionais que podem ser utilizados por professores de diversas disciplinas, dentro e fora da sala de aula. Serão apresentados recursos que auxiliam na organização dos estudos, assim como simuladores e geradores de mapas conceituais e mentais. As vagas são para professores e estudantes de licenciatura.

19h40 às 21h30 - TecnoChess: Introdução ao xadrez
Aprenda os primeiros passos para jogar xadrez, com a ajuda de aplicativos disponíveis gratuitamente para celulares e tablets, em que é possível conhecer as jogadas feitas por cada peça do tabuleiro e praticar, mesmo não conhecendo plenamente as regras do jogo. No fim, haverá uma competição entre os participantes da oficina.

TERÇA-FEIRA, 30 DE JUNHO
8h às 10h - Os sete pecados em uma apresentação
Fazer uma boa apresentação de slides para a escola ou mesmo em ambientes profissionais nem sempre é tarefa fácil. Nesse minicurso voltado para iniciantes, serão passadas dicas básicas de como evitar as armadilhas clássicas e conseguir construir apresentações de sucesso. No fim, será aplicado um exercício prático com o uso de tablets.

10h30 às 12h - Ecologia de uma forma descomplicada
Por meio de recursos audiovisuais, os participantes serão apresentados a importantes conceitos do estudo da ecologia e da relação entre os seres vivos. Será exibido um documentário e haverá uma apresentação sobre o assunto, além de atividades interativas com a ajuda de aplicativos para tablet.

13h30 às 15h - Coração: Mitos e verdades
Como funciona o órgão mais importante do corpo humano? Numa viagem com o auxílio de um programa interativo na lousa digital, os participantes poderão acompanhar a simulação do funcionamento do coração, seus reflexos em todo o organismo e o que de fato é  verdade ou apenas mito no que se refere aos cuidados com o sistema cardiovascular.

15h30 às 17h30 - Aprenda a editar fotos e vídeos diretamente do tablet
A oficina, voltada para o público iniciante, mostrará de forma descomplicada como transformar registros simples, feitos com celular ou tablet, em trabalhos com cara de profissional. O conteúdo incluirá dicas básicas de ponto de corte, uso de filtros, criação de legendas e efeitos sonoros, além dos principais cuidados a se tomar na hora do clique.

18h às 19h30 - Universo do petróleo: Descobrindo novos poços
Serão exibidos dois vídeos, com duração total de 50 minutos, mostrando detalhadamente todo o processo para a descoberta e exploração de petroleo no fundo do mar. Após a exibição do filme, haverá uma aula sobre o tema, em que os participantes poderão tirar dúvidas. A atividade é voltada para alunos de cursos técnicos.

19h40 às 21h30 - TecnoChess: Análise de estratégias no xadrez
A oficina será voltada para jogadores de xadrez dos níveis intermediário e avançado, que queiram conhecer e praticar novas jogadas com o auxílio de recursos digitais. Está prevista ainda a realização de um debate entre os participantes e, ao final, uma disputa para colocar em prática as novas estratégias de jogo.

QUARTA-FEIRA, 1 DE JULHO
8h às 10h - Biologia no Cotidiano
O minicurso abordará questões ligadas à conscientização sobre o meio ambiente e ecologia, por meio de atividades práticas e interativas voltadas para um público iniciante. Serão usados recursos digitais por meio de tablets, lousa digital e TV 3D. Os participantes terão ainda a oportunidade de fazer observações no microscópio ao fim da aula.

10h30 às 12h - ShapeUp: Perca calorias brincando no Xbox
Os participantes vão duelar, numa animada competição digital, para ver quem leva o título de campeão do ShapeUp, um game que se baseia na ideia de que quanto mais diversão tiver, mais fácil é entrar em forma. A atividade é aberta a iniciantes, desde que o interessado tenha fôlego e disposição de sobra para encarar o desafio.

13h30 às 15h - Aplicações com impressoras 3D
Na oficina, serão apresentados protótipos criados com o uso de uma impressora 3D, permitindo aos participantes conhecer as diferentes possibilidades de aplicação desse importante recurso tecnológico. A atividade contará ainda com a apresentação de dança feita por um robô construído com peças que foram produzidas por uma impressora 3D.

15h30 às 17h30 - TecnoDance: Saúde em dia no ritmo da dança
Uma animada disputa de dança com o Xbox será o pano de fundo para uma discussão sobre o uso das novas tecnologias como aliadas no combate ao sedentarismo. Durante a oficina, os participantes poderão conhecer melhor o funcionamento do jogo e aprender na prática sobre os benefícios do mundo digital também para a saúde.

18h às 19h30 - Debate - "Uso de tecnologias digitais na educação: ampliação das possibilidades pedagógicas ou modismo?"
Especialistas com diferentes pontos de vista vão debater as melhores formas de levar os tantos recursos digitais disponíveis atualmente para dentro de sala de aula. Serão abordadas questões como o uso das redes sociais e do celular no contexto escolar, a aplicação da tecnologia na rotina pedagógica e os ganhos e prejuízos trazidos por esses novos recursos no dia a dia da Educação.

19h40 às 21h30 - Programação de jogos em Unity
Os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o desenvolvimento de jogos com a ferramenta Unity. Será feita uma demonstração com conceitos iniciais para  motivar o interesse e ensinar questões básicas de programação para quem quer começar a produzir jogos digitais.

QUINTA-FEIRA, 2 DE JULHO
8h às 10h - O celular como ferramenta para calcular o gasto com a luz
Em meio à crise energética e às recentes altas nas tarifas de luz, esta oficina ensinará aos participantes como calcular quanto se gasta em casa com cada aparelho eletrônico e eletrodomésticos, abordando ainda questões sobre consumo sustentável e economia. A atividade será baseada no aplicativo digital Casa Virtual, da Eletrobras.

10h30 às 12h - Hiperconsumo e (In)Sustentabilidade na era digital
Durante a oficina, será exibido um documentário, e os participantes terão a oportunidade de discutir temas ligados à conscientização sobre problemas socioambientais vivenciados na atualidade. Serão usados na apresentação recursos digitais através da lousa digital, além de aplicativos de tablet e a TV 3D.

13h30 às 15h - Usando a tecnologia para desvendar os fenômenos naturais
Por meio de recursos digitais, como animações e simulações, a oficina mostrará aos participantes como fenômenos naturais - como terremotos, maremotos e erupções vulcânicas - acontecem, o que eles têm em comum e os países onde há mais chances de ocorrerem desastres por conta de fenômenos desse tipo.

15h30 às 17h30 - Astronomia divertida para crianças
O curso é voltado para crianças e tratará de conceitos básicos de astronomia, além de incluir jogos e brincadeiras em seu conteúdo. Serão exibidos um vídeo e simulações na lousa digital. Os participantes também terão a oportunidade de observar as constelações com a ajuda de aplicativos gratuitos que podem ser usados em tablets e celulares.

18h às 19h30 - No Céu com Diamantes: Mapeamento do céu com o auxílio da tecnologia
Com o uso de programas para lousa digital e aplicativos de tablet, serão realizadas atividades práticas de mapeamento do céu e visualização das constelações. A oficina é voltada para quem já tem conhecimentos básicos de astronomia. No fim, será feita uma observação ao ar livre, com o uso do telescópio.

19h40 às 21h30 - TecnoDance: Saúde em dia no ritmo da dança
Uma animada disputa de dança com o Xbox será o pano de fundo para uma discussão sobre o uso das novas tecnologias como aliadas no combate ao sedentarismo. Durante a oficina, os participantes poderão conhecer melhor o funcionamento do jogo e aprender na prática sobre os benefícios do mundo digital também para a saúde.

SEXTA-FEIRA, 3 DE JULHO
8h às 10h - Química explosiva em 3D: A simulação de experimentos com uso da tecnologia
Vídeos e aplicativos serão usados para simular experiências perigosas, que não podem ser feitas no ambiente de ensino, por conta do alto risco de contaminação. A programação inclui recursos em 3D, além de um filme que trata de conceitos básicos da química com linguagem acessível. Não é preciso ter conhecimento prévio para participar.

10h30 ao meio-dia - Inclusão digital para todas as idades
A oficina apresentará recursos tecnológicos de uma forma divertida e interativa para um público preferencialmente formado por pessoas a partir de 60 anos. Serão feitas atividades com o uso de tablets e da lousa digital, além de discutidas questões sobre acessibilidade e os direitos dos idosos no Brasil. 

13h30 às 15h - Química explosiva em 3D: A simulação de experimentos com uso da tecnologia
Vídeos e aplicativos serão usados para simular experiências perigosas, que não podem ser feitas no ambiente de ensino, por conta do alto risco de contaminação. A programação inclui recursos em 3D, além de um filme que trata de conceitos básicos da química com linguagem acessível. Não é preciso ter conhecimento prévio para participar.

15h30 às 17h30 - ShapeUp: Perca calorias brincando com o Xbox
Os participantes vão duelar, numa animada competição digital, para ver quem leva o título de campeão do ShapeUp, um game que se baseia na ideia de que quanto mais diversão tiver, mais fácil é entrar em forma. A atividade é aberta a iniciantes, desde que o interessado tenha fôlego e disposição de sobra para encarar o desafio.

18h às 19h30 - Aprendendo a criar plantas residenciais automáticas com o uso de fotos
Criar plantas baixas para planejar uma reforma ou mesmo a compra de móveis pode se tornar algo simples com apenas alguns cliques. A oficina mostrará como funciona um aplicativo que transforma fotos de um ambiente numa planta e calcula as medidas, além de simular a arrumação de móveis. O curso exige conhecimentos prévios de desenho técnico.

19h40 às 21h30 - Aprendendo a criar plantas residenciais automáticas com o uso de fotos
Criar plantas baixas para planejar uma reforma ou mesmo a compra de móveis pode se tornar algo simples com apenas alguns cliques. A oficina mostrará como funciona um aplicativo que transforma fotos de um ambiente numa planta e calcula as medidas, além de simular a arrumação de móveis. O curso exige conhecimentos prévios de desenho técnico.

Veja AQUI o álbum de fotos da TecnoWeek

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(Publicado originalmente em 17/06/15)