CAMPUS ITAPERUNA

Extensão

Campus Itaperuna inscreve para curso de extensão sobre relações étnico-raciais na escola

por Comunicação Social campus Itaperuna publicado 20/07/2016 14h25, última modificação 21/07/2016 10h07
São 40 vagas para professores da rede pública e demais profissionais da Educação, além de alunos do IFFluminense e estudantes de cursos de licenciatura
Inscrições abertas

Até o próximo dia 31 de julho, o IFFluminense Itaperuna, por meio de seu Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), recebe inscrições de interessados em participar do curso de extensão "Relações Étnico-Raciais na Escola". As aulas acontecerão de 25 de agosto a 23 de novembro, no campus Itaperuna, sob coordenação do professor Marcelo Cucco.

O curso é voltado a professores da rede pública e demais profissionais da Educação, além de alunos do IFFluminense e estudantes de cursos de licenciatura. O objetivo é proporcionar o contato com as questões e tensionamentos étnico-raciais a educadores, gestores, intelectuais, ativistas e demais interessados em conhecer e ensinar as histórias, culturas e tradições africanas, afro-brasileiras e indígenas, especialmente a partir de suas presenças nas regiões Norte e Noroeste Fluminense.

A inscrição pode ser feita por e-mail ou diretamente na recepção do campus, que fica localizado na BR 356, s/nº, Cidade Nova, das 8h às 20h. O endereço de e-mail é neabi.itaperuna@iff.edu.br. É necessário anexar, em formato PDF, o formulário de inscrição e a carta de intenção que estão disponíveis nos anexos do edital.

São oferecidas 40 vagas, que serão preenchidas de acordo com avaliação da carta de intenção presente no Anexo II do edital, levando-se em consideração a relevância do curso para a formação profissional do candidato e o uso que este fará do conhecimento adquirido para o desenvolvimento da Educação. Haverá reserva de 30% das vagas para candidatos negros e indígenas, de acordo com a autodeclaração feita na ficha de inscrição.

A previsão é que o resultado seja divulgado em 10 de agosto, com matrícula em 23 de agosto e início das atividades em 25 de agosto. A carga horária total do curso será de 45 horas, com encontros semanais de três horas de duração, cada, das 18h às 21h, conforme o seguinte cronograma:

25/08 (quinta-feira) - Aula Inaugural: Antiguidade, colonialismo e descolonização africana no contexto da formação da Diáspora nas Américas

31/08 (quarta-feira) - Raça, Racismo e Discriminação: Uma introdução aos conceitos básicos nos estudos das Relações Étnico-Raciais

06/09 (terça-feira) - Pensamento racial e branqueamento

14/09 (quarta-feira) - Teatro do oprimido a as questões raciais

21/09 (quarta-feira) - Teatro do oprimido e as questões raciais

27/09 (terça-feira) - Literatura afro-brasileira e africana

04/10 (terça-feira) - Educação e as questões raciais

11/10 (terça-feira) - Etnomatemática

18/10 (terça-feira) - Feminismo negro

28/10 (sexta-feira) - Direitos humanos, cidadania e a questão racial no Brasil

02/11 (quarta-feira) - Desdobramentos das religiões de matrizes africana no Brasil