CAMPUS ITAPERUNA

Capacitação Profissional

Curso de Química do IFFluminense Itaperuna realiza evento acadêmico e ganha novo laboratório

por Comunicação Social Campus Itaperuna publicado 01/06/2017 11h53, última modificação 08/06/2017 11h41
Segunda edição do Encontro de Química do IFFluminense (EQIFF) acontecerá no dia 22 de junho, com palestras e oficinas
Novo laboratório do curso de Química

O novo laboratório do Curso Técnico em Química ficará no Bloco D

A Coordenação do Curso Técnico em Química do IFFluminense Itaperuna divulgou, nesta quinta-feira (01/06), a programação oficial do 2º Encontro de Química do IFFluminense (EQIFF), evento anual realizado em comemoração ao Dia Nacional do Profissional da Química. As palestras e oficinas acontecerão no dia 22 de junho, das 8h às 17h, nos laboratórios, miniauditórios e auditório do Bloco A do campus.

Todos os alunos de Química do IFFluminense Itaperuna já estão automaticamente inscritos no evento, mas deverão optar por uma oficina de preferência, pois o número de vagas em cada uma delas é limitado. A escolha será feita por ordem de chegada na inscrição, que acontecerá nos dias 12 e 13 de junho, no Protocolo, na recepção. Já as palestras serão obrigatórias para todos.

O EQIFF acontecerá no dia 22 de junho

As opções de oficinas disponíveis são:

1. Plantas Medicinais e Preparados Homeopáticos na Agroecologia, com Viviane Modesto Arruda, do IFSudeste (40 vagas)
2. Fertilizantes Naturais, com Edivânia Maria Gourete Duarte, do IFSudeste (40 vagas)
3. Tratamento de Resíduos de Laboratório, com Anders Teixeira Gomes, do IFFluminense Itaperuna (20 vagas)
4. Doenças de Veiculação Hídrica, com Salomão Brandi da Silva IFFluminense Itaperuna (40 vagas)
5. Extração de Óleo Essencial, com Juliana Baptista Simões e Jéssica Rohem Gualberto Creton, do IFFluminense Itaperuna (20 vagas)
6. Biogás, com Adriano Ferrarez, do IFFluminense Itaperuna (40 vagas)
7. Análise de Água: avaliação da qualidade e monitoramento de corpos, com Arthur Travalloni Louvisse e Carolina Ramos de Oliveira Nunes, do Polo de Inovação do IFFluminense (20 vagas)
8. Tratamento de Água, com Willians Salles Cordeiro, do IFFluminense Itaperuna (40 vagas)

As oficinas acontecerão pela manhã, enquanto as palestras estão agendadas para a tarde. os temas que serão abordados serão: "A Química que Respiramos", com Maria Cristina Canela, da UENF; "Meio Ambiente: desafios e potencialidades do Noroeste Fluminense", com Maria Inês Tederiche Micichelli, da Prefeitura Itaperuna; e "Profissional de Química: áreas de atuação e atribuições", com o Conselho Regional de Química. Veja AQUI a programação completa do EQIFF.

Novos laboratórios no campus

Outra novidade do Curso Técnico em Química é a implantação de um novo laboratório. Na quarta-feira (31/05), os professores e a coordenação do curso se reuniram com a diretora-geral do IFFluminense Itaperuna, Michelle Maria Freitas Neto, para acertar os detalhes em relação à infra-estrutura e aos equipamentos necessários.

Sala liberada para a instalação do novo laboratório

No Bloco D, onde há outros quatro laboratórios em funcionamento, uma sala foi liberada para a futura instalação do novo Laboratório de Análise Instrumental. Além disso, já está confirmada a compra de equipamentos específicos para o novo laboratório de Química Industrial, no Parque Acadêmico, com recursos oriundos de uma emenda parlamentar concedida ao Campus Itaperuna.

As melhorias têm o objetivo de aprimorar a formação dos alunos do curso técnico, além de reforçar a estrutura do campus para a abertura do curso de Licenciatura em Química, que está em análise no IFFluminense.

Laboratório de Química Industrial ganhará novos equipamentos

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents