CAMPUS ITAPERUNA

Gestão

Diretor do IFSul faz visita ao IFF para conhecer Sistema de Controle criado no Campus Itaperuna

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 04/12/2018 19h13, última modificação 05/12/2018 07h57
Gestão do Campus Pelotas estuda parceria para utilizar ferramenta de Controle de Identificação por Radiofrequência criada em Itaperuna e desenvolver novos módulos em conjunto
Vista ao IFF Itaperuna

O diretor do IFSul conheceu o sistema desenvolvido no IFF Itaperuna

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna recebeu, nesta terça-feira (04/12), o diretor de Ensino do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Campus Pelotas, Rafael Krolow Silva. A visita teve o objetivo de iniciar um projeto de parceria para implantação, em Pelotas, do Sistema de Controle de Identificação por Radiofrequência (RFID) que vem sendo desenvolvido, desde o ano passado em Itaperuna, como ferramenta de apoio à gestão pedagógica e administrativa do campus.

Criado no próprio IFF Itaperuna, pelos professores Fabiano Prado e Pedro Henrique Dágola, o sistema hoje é usado como um importante instrumento de controle diário de entrada e saída dos alunos na Instituição, distribuição e contagem de refeições no Restaurante Estudantil, registro de uso de computadores do micródromo e de impressão gratuita nas fotocopiadoras da mecanografia.

O projeto despertou o interesse da gestão do Campus Pelotas em setembro deste ano, ao ser apresentado como experiência exitosa da Rede Federal, durante a 42ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), em Búzios (RJ).

"Temos a meta de implantar um sistema de controle de acesso dos alunos, já no ano que vem, e esse sistema criado no IFF pode nos ajudar a resolver alguns problemas críticos que temos atualmente no Campus Pelotas. A ideia é criar uma parceria e poder desenvolver novos módulos, dentro da ferramenta, em conjunto", explicou Rafael Krolow Silva.

Durante a visita, o diretor teve a oportunidade de conhecer os diversos setores onde a ferramenta tem sido utilizada, como a Diretoria de Pesquisa, Ensino e Extensão, que usa os relatórios produzidos diariamente no Restaurante Estudantil para fazer o pagamento do fornecedor terceirizado de refeições, além do controle de estoque da merenda. Rafael também esteve na Direção de Ensino, onde os servidores usam as informações do sistema para analisar dados e prestar informações solicitadas por pais e responsáveis sobre a frequência dos alunos.

O controle pelo RFID é feito a partir de um cartão individual de identificação que os alunos do Campus Itaperuna recebem no início do ano letivo. Sempre que entram ou saem da Instituição, eles passam o cartão num sensor que faz o registro da movimentação. Esse mesmo cartão é usado também na entrada do Restaurante Estudantil, para ter acesso à refeição, e no micródromo do campus. Os equipamentos de fadiofrequência foram todos montados pelo professor de Eletrônica Pedro Henrique Dágola, enquanto o a programação do sistema computacional é de autoria do professor Fabiano Prado.