CAMPUS ITAPERUNA

Gestão

Gestores do IF Sudeste MG visitam o IFF Itaperuna para conhecer projetos desenvolvidos pelo campus

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 21/12/2018 10h08, última modificação 21/12/2018 10h08
Visita teve como foco principal o Sistema de Controle de Identificação por Radiofrequência (RFID) desenvolvido no Campus Itaperuna para gerenciamento de atividades acadêmicas e administrativas
Visita de gestores do IF Sudeste MG ao IFF Itaperuna

Gestores do IF Sudeste MG estiveram no IFF Itaperuna para conhecer projetos desenvolvidos no campus

Gestores do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) Campus Muriaé estiveram, nesta quinta-feira (20/12), no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna para conhecer projetos de apoio a atividades acadêmicas e administrativas implantados pela gestão local. A visita teve como foco principal um Sistema de Controle de Identificação por Radiofrequência (RFID) desenvolvido por professores do Campus Itaperuna e que começou a ser usado a partir do ano passado para registro diário de entrada e saída dos alunos na Instituição, distribuição e contagem de refeições no Restaurante Estudantil, controle de uso de computadores do micródromo e de impressão gratuita nas fotocopiadoras da mecanografia.

"Viemos conhecer o sistema, pois temos um grande interesse em usá-lo em nosso campus. Essa é uma ferramenta que poderá nos ajudar a resolver questões importantes relacionadas a segurança e controle administrativo", ressalta o diretor de Desenvolvimento Institucional do Campus Muriaé, Ícaro de Campos Braga.

A visita contou ainda com presença do diretor de Ensino do Campus Muriaé, Marcos Paulo de Oliveira, e do coordenador de Gestão de Tecnologia da Informação, Saulo Monteiro. O grupo percorreu também o campus para conhecer projetos desenvolvidos em espaços como a Tecnoteca, além de detalhes sobre a implantação do Restaurante Estudantil e do Cineteatro do IFF Itaperuna, que tem inauguração prevista para 2019.

No início de dezembro, o IFF já havia recebido o diretor de Ensino do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Campus Pelotas, Rafael Krolow Silva, interessado em firmar parceria para utilizar a ferramenta. O IFF Santo Antônio de Pádua também já demonstrou interesse na ferramenta. O diretor-geral do campus, Arthur Rezende, agendou uma visita com sua equipe para janeiro de 2019, quando pretendem iniciar um projeto para uso do sistema no gerenciamento da distribuição de merenda aos alunos.

"O controle no Campus Pádua atualmente é feito de forma manual, então nossa ideia é avançar nessa sistematização, melhorando o processo como um todo. Passamos a contar recentemente com uma nutricionista, o que tem nos permitido implantar uma série de melhorias. A partir dessa primeira experiência com o gerenciamento da merenda, pretendemos avaliar as outras possibilidades de uso do sistema RFID, dentro das rotinas administrativas e acadêmicas do Campus Pádua e de nossa Unidade de Formação de Cordeiro", explica Arthur Rezende.

A ferramenta de Controle por RFID do Campus Itaperuna foi escolhida como uma experiência exitosa da Rede Federal e apresentada aos gestores de todo o país durante a 42ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), em Búzios (RJ). Segundo a diretora-geral do IFF Itaperuna, Michelle Maria Freitas Neto, o projeto tem gerado um ótimo retorno para o campus.

"Nossa ideia original era desenvolver internamente uma ferramenta de baixo custo que registrasse os horários de entrada e saída de cada um dos alunos do campus e fornecesse essas informações, em tempo real, à Direção de Ensino. O projeto inicial foi um sucesso e acabou sendo aprimorado para uso em outros setores. Hoje, percebemos uma melhora significativa no processo de gerenciamento de nosso Restaurante Estudantil e do Micródromo, por exemplo. E, além disso, ficamos muito orgulhosos de ver que um trabalho feito dentro do campus está sendo reconhecido e compartilhado, auxiliando outros campi da Rede Federal que enfrentam desafios parecidos com os nossos, ao mesmo tempo em que esses campi também poderão nos ajudar a aprimorar esse mesmo sistema", afirma a diretora-geral.

O controle pelo RFID é feito a partir de um cartão individual de identificação que os alunos do Campus Itaperuna recebem no início do ano letivo. Sempre que entram ou saem da Instituição, eles passam o cartão num sensor que faz o registro da movimentação. Esse mesmo cartão é usado também na entrada do Restaurante Estudantil, para ter acesso à refeição, e no micródromo do campus. Os equipamentos de radiofrequência foram todos montados pelo professor de Eletrônica Pedro Henrique Dágola, enquanto a programação do sistema computacional é de autoria do professor Fabiano Prado.