CAMPUS ITAPERUNA

Experiência Exitosa

Gestores do IFF visitam o Campus Itaperuna para conhecer Sistema de Identificação por Radiofrequência

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 12/04/2019 19h32, última modificação 12/04/2019 19h32
Apresentação do sistema foi feita para diretores de campi, pro-reitores e o reitor do Instituto Federal Fluminense
Colégio de Dirigentes em Itaperuna

Diretores de campi, pro-reitores e o reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Manhães de Azevedo, participaram nesta sexta-feira (12/04), no IFF Itaperuna, de uma apresentação do Sistema de Controle de Identificação por Radiofrequência (RFID), que vem sendo desenvolvido e implantado por servidores do campus, há mais de um ano, como ferramenta de apoio a atividades pedagógicas e administrativas. A intenção é que o sistema, que em 2018 foi escolhido e apresentado como experiência exitosa para toda a Rede Federal, possa ser replicado também em outros campi do Instituto.

"Está sendo feita uma busca de iniciativas dentro do próprio Instituto que permitam uma maior organização dos procedimentos de acesso aos campi. O projeto desenvolvido em Itaperuna ganhou destaque por prever, além da questão do controle de entrada e saída, funcionalidades de gestão administrativa e também de uso de dados para ações pedagógicas, como análise de permanência dos alunos, incluindo por exemplo estudos sobre evasão e reprovação", explica a diretora-geral do Campus Itaperuna, Michelle Maria Freitas Neto.

A apresentação aconteceu durante o Colégio de Dirigentes, que é uma reunião realizada periodicamente com os gestores da Instituição. Atualmente, o sistema desenvolvido em Itaperuna é usado para registro diário de entrada e saída de alunos e visitantes na Instituição, distribuição e contagem de refeições no Restaurante Estudantil, controle de uso de computadores do micródromo e de impressão gratuita nas fotocopiadoras da mecanografia.

O controle pelo RFID é feito a partir de um cartão individual de identificação que os alunos do Campus Itaperuna recebem no início do ano letivo. Sempre que entram ou saem da Instituição, eles passam o cartão num sensor que faz o registro da movimentação. Esse mesmo cartão é usado também na entrada do Restaurante Estudantil, para ter acesso à refeição, e no micródromo do campus. Os equipamentos de radiofrequência foram todos montados pelo professor de Eletrônica Pedro Henrique Dágola, enquanto a programação do sistema computacional é de autoria do professor Fabiano Prado.

registrado em: , ,