CAMPUS ITAPERUNA

Cooperação

IFF entrega a prefeituras de Itaperuna e Natividade protetores faciais para combate à Covid-19

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 03/06/2020 18h54, última modificação 11/06/2020 19h05
Campus Itaperuna fez a doação de 53 face shields para uso por profissionais que atuam na linha de frente em áreas como Saúde e Assistência Social.
Entrega de protetores faciais

Entrega de protetores faciais para a Prefeitura de Natividade

Profissionais que trabalham na linha de frente de combate aos efeitos da pandemia da Covid-19 em Itaperuna e Natividade receberam novos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), por meio de doações feitas pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna. Na Prefeitura de Natividade, a entrega dos 20 protetores faciais — também conhecidos como face shield — foi realizada pelo diretor-geral do campus, Filipe Castro, ao prefeito, Severiano Rezende, e à secretária de Saúde, Marilia Serrano do Nascimento, nesta quarta-feira, dia 3 de junho.

Segundo a secretária de Saúde, os equipamentos serão usados nos Centros de Triagem para Covid-19, nas barreiras sanitárias e nas Unidades Básicas de Saúde.

"Esses protetores serão de grande importância para nós, pois o acesso aos insumos está sendo difícil e caro para municípios pequenos como o nosso. Estamos muito gratos por essa parceria com o IFF, que está possibilitando um reforço na proteção dos funcionários de nossas unidades", ressaltou Marilia Serrano do Nascimento.

Em Itaperuna, na Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação e na Vigilância Ambiental em Saúde, ambos órgãos da prefeitura, foram entregues 33 protetores faciais. Os equipamentos serão usados por profissionais que atuam no atendimento ao público em centros de referência em Assistência Social, no Conselho Tutelar, na Casa Lar Municipal, no Centro Integrado de Atendimento à Mulher e no Bolsa Família, além de fiscais da Vigilância Ambiental em Saúde.

"Temos vários profissionais da Assistência Social atuando na linha de frente, em contato direto com o público diariamente. Com a doação, conseguimos garantir que todos eles tenham esse Equipamento de Proteção Individual (EPI). A parceria com o IFF está sendo fundamental e é uma alegria para nós, porque vemos que está sendo possível garantir maior segurança durante os atendimentos feitos à população", explicou a secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Itaperuna, Renata Côre, que recebeu os protetores na segunda-feira, dia 27 de maio.

Entrega de protetores faciais para a Prefeitura de Itaperuna

Essa remessa de EPIs foi doada pelo IFF Itaperuna por meio de uma parceria com o projeto Faceshield Nova Friburgo, responsável pela produção dos suportes do face shields. O projeto é uma iniciativa de professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), junto com a empresa Persona 3D.

O IFF Itaperuna recebeu a doação dos suportes do projeto e fez a montagem dos face shields, acoplando visores de acetato e elásticos, conforme modelo que está sendo produzido de forma sistêmica pelo Instituto, numa oficina com impressoras 3D no Campus Campos Centro, desde março. Nos últimos dois meses, o IFF Itaperuna também já fez entregas de protetores faciais no Hospital São José do Avaí, no Hospital da Associação Santo Antônio dos Pobres de Itaperuna (Asapi) e no Hospital Municipal São Sebastião de Varre-Sai.

De acordo com o diretor-geral do IFF Itaperuna, Filipe Castro, a previsão é que as próximas entregas de face shields sejam feitas para o Corpo de Bombeiros e para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itaperuna.

"Esse tem sido um trabalho muito gratificante para nós, em meio a esse momento tão difícil pelo qual estamos todos passando. Algo que tenho percebido nas entregas é que estão precisando muito dessa ajuda e ficam felizes de ver a contribuição do Instituto Federal aqui na região e também por esse espírito de cooperação entre diferentes instituições", ressaltou o diretor-geral.

Além dos protetores faciais, o IFF está desenvolvendo uma série de ações de combate ao coronavírus. No Campus Itaperuna, estão em andamento projetos de produção de máscaras de pano e de sabonete líquido para serem distribuídos para a população, além de ações voltadas para o estímulo à prática de atividades físicas e culturais durante o período de distanciamento social.

O IFF Itaperuna segue com suas atividades presenciais suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 98810-7097 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br.