CAMPUS ITAPERUNA

#vemproIFF

IFF Itaperuna dá início à 2ª edição de projeto de visitas guiadas ao campus para estudantes

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 12/04/2019 11h31, última modificação 12/04/2019 19h36
Ao longo dos próximos meses, todas as turmas de 9º ano da Rede Pública Municipal de Itaperuna participarão do projeto, que conta com apresentação dos cursos e dos espaços de aprendizagem do campus
Visita de escola municipal do IFF Itaperuna

A partir do próximo dia 26, o Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna dará início à 2ª edição do Projeto #vemproIFF, que consiste no agendamento de visitas guiadas com o objetivo de apresentar a estudantes da cidade e de municípios vizinhos os cursos oferecidos, projetos desenvolvidos e instalações do Instituto. Todas as turmas de 9º ano da Rede Pública de Itaperuna já têm data confirmada para passar pelo tour, assim como ocorreu em 2018, quando o #vemproIFF, em seu formato atual, começou a ser realizado.

A agenda foi definida num encontro entre a diretora-geral do Campus Itaperuna, Michelle Maria Freitas Neto, e a diretora de Núcleo de Ensino, da Secretaria Municipal de Educação de Itaperuna, Veronica Zanon, no fim de março. A previsão é que cerca de 300 alunos da Rede Municipal passem pelo projeto até agosto.

"Para nós, essa parceria é muito importante, pois os alunos têm um primeiro contato com o IFF, onde podem conhecer um pouco mais sobre os cursos, estimulando neles a vontade de ingressar no Instituto e também ajudando no processo de escolha do próprio curso que desejam fazer. Eles ficam encantados com a visita", afirma Veronica Zanon.

O projeto é coordenado pela Direção-Geral do Campus e inclui uma série de atividades para os participantes, como visita aos espaços de aprendizagem, às áreas esportivas e ao Restaurante Estudantil, demonstrações nos laboratórios dos cursos técnicos e uma breve apresentação na Tecnoteca — a sala de aula interativa do IFF Itaperuna —, onde os alunos têm a oportunidade de se inteirar sobre detalhes do processo seletivo e de ingresso na Instituição.

A ação envolve um grupo de servidores e de alunos, que ficam responsáveis pela recepção e apresentação do IFF. Uma delas é a técnica de laboratório Juliana Ladeira, que integrou como aluna a primeira turma de Eletrotécnica do Campus Itaperuna e, desde 2015, é servidora da Instituição.

"A oportunidade de ter estudado no IFF mudou a minha vida. Poder, de alguma maneira, passar essa experiência para outros jovens que tem a vontade de estudar aqui — ou que não fazem a menor ideia do que é a instituição — é gratificante", ressalta Juliana.

Uma novidade deste ano será o uso de um jogo digital de tabuleiro, na lousa interativa da Tecnoteca, que foi desenvolvido por alunos do 6º período do Curso Superior de Sistemas de Informação, no 2º semestre de 2018, especialmente para o projeto.

"Será uma atividade diferente, em que esses meninos e meninas poderão aprender mais sobre o IFF e seus cursos enquanto se divertem, jogando com personagens criados por nossos alunos num cenário lúdico e com conteúdo pensado especificamente para esse projeto", explica a diretora-geral Michelle Maria Freitas Neto, que montou o jogo com seus alunos, e outros dois professores, como parte do conteúdo programático da disciplina que ministra no curso de graduação.

Ainda segundo a diretora-geral, o projeto tem dado bons resultados: "O principal objetivo do #vemproIFF é fazer com que esses visitantes sonhem em estudar no IFF e tenham, de fato, as informações necessárias para conseguir ingressar e permanecer em nossos cursos. Trazê-los para essa visita está se mostrando uma forma eficiente de ampliar e democratizar ainda mais as possibilidades de acesso ao Instituto", ressalta.

O projeto recebe visita de estudantes dos níveis Fundamental e Médio, de escolas públicas e particulares. O agendamento pode ser feito pelo e-mail gab.itaperuna@iff.edu.br, sendo necessário informar o nome da instituição, quantidade de alunos e telefone de contato do responsável.