CAMPUS ITAPERUNA

Reforço Escolar

IFF Itaperuna dá início a atividades de projeto premiado pelo Desafio Inova Escola

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 12/03/2020 13h15, última modificação 12/03/2020 13h19
Projeto Fábrica de Jogos está recebendo assessoria técnica externa para iniciar implantação das atividades em sala de aula
Reunião do projeto Fábrica de Jogos no IFF

Equipe do projeto em reunião com assessoria técnica por videoconferência

A equipe do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna à frente do projeto Fábrica de Jogos participou, nesta quarta-feira (11/03), da primeira reunião com a assessoria técnica do Desafio Inova Escola. O encontro — realizado por videoconferência — marcou oficialmente o início da implementação do projeto, que foi premiado em novembro de 2019 como um dos cinco melhores planos de inovação em instituições de ensino do país.

Entre os dias 2 e 7 de março, os alunos das turmas de 1º ano dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio passaram por uma avaliação diagnóstica com provas de Português e Matemática, baseada numa ação que já vem sendo aplicada no IFF Campus Campos Guarus nos últimos anos, o Programa de Acompanhamento do Rendimento Estudantil (Pare).

Os resultados da avaliação estão sendo analisados pela equipe de professores para que a aplicação da Fábrica de Jogos, em sala de aula, possa começar nas próximas semanas. De acordo com a diretora-geral do IFF Itaperuna e uma das integrantes do projeto, Michelle Maria Freitas Neto, nessa primeira reunião com a assessoria técnica já ficaram acertadas duas visitas dos assessores ao campus, sendo a primeira em abril.

"Fizemos também um encontro de apresentação para os demais servidores do campus, e a equipe já passou de nove para 22 integrantes, incluindo docentes e técnicos administrativos em Educação. Temos muito trabalho pela frente! Nesse momento, estamos fazendo análises de resultados das provas e vendo possibilidades de aperfeiçoamento do projeto inicial, em conjunto com a assessoria técnica, que terá reuniões semanais conosco", ressaltou Michelle.

O projeto Fábrica de Jogos tem como objetivo principal ser uma ferramenta de reforço escolar, a partir da elaboração de jogos digitais baseados em obras literárias de domínio público, com a participação de alunos e professores. O Desafio Inova Escola — concurso promovido pela ProFuturo, da Fundação Telefonica Vivo — aconteceu ao longo do segundo semestre de 2019, reunindo 4.241 docentes de 1.182 escolas públicas e particulares brasileiras na elaboração de planos de ensino inovadores para serem colocados em prática nas instituições de ensino. O IFF Itaperuna foi a única instituição do Estado do Rio e o único Instituto Federal de Educação entre os finalistas e, em novembro, teve seu projeto escolhido entre os cinco vencedores do desafio.