CAMPUS ITAPERUNA

Covid-19

IFF Itaperuna dá início a projetos de enfrentamento aos efeitos do Coronavírus na região

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 05/05/2020 12h25, última modificação 05/05/2020 12h25
Ações são voltadas a produção de sabonete líquido e máscaras de pano, além de atividades culturais e esportivas que visam reduzir os impactos do isolamento domiciliar neste período de pandemia.
Produção de máscaras e sabonete no IFF Itaperuna

Projetos do IFF Itaperuna terão a produção de máscaras e sabonete líquido para a comunidade / Foto: Freepik

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna deu início, nesta segunda-feira (04/05), a quatro ações voltadas ao enfrentamento do Covid-19 entre a população da região, aprovadas na Chamada Interna do Instituto de Apoio a Projetos de Extensão, Arte e Cultura, Educação Física e Esportes, Pesquisa e Inovação. Há desde produção de sabonete líquido e máscaras de pano para serem distribuídos à comunidade até atividades culturais e esportivas que visam reduzir os impactos do isolamento domiciliar neste período de pandemia.

Coordenado pelo professor de Biologia Bruno Jardim, o projeto "Produção de sabonete líquido para distribuição nas comunidades de Itaperuna para prevenção do contágio da Covid-19" tem previsão de distribuir três mil garrafas de 500ml de sabão para a população atendida em Centros de Referência em Assistência Social e asilos.

"Uma das principais estratégias de combate ao coronavírus, além do isolamento e distanciamento social, é a higiene das mãos. E essa higienização pode ser feita de uma forma bastante simples, usando apenas água e sabão. O problema é que muita gente não tem dinheiro para comprar sabão. A ideia é produzir esse material em nossos laboratórios, fazendo todos os testes de qualidade, e distribuí-lo para essas pessoas mais vulneráveis", explica o professor, que conta também com a parceria das professoras da área de Química Juliana Simões e Josane Lessa.

A linha de atuação do projeto de Bruno Jardim é parecida com a do "Somando Máscaras de Amor", coordenado pelo diretor-geral do IFF Itaperuna e professor da área de Mecânica, Filipe Castro. O projeto foi criado a partir de uma articulação com a Prefeitura de Itaperuna, que já vem desenvolvendo a ação "Máscaras de amor", com costureiras voluntárias e artesãs da Casa do Artesão do município.

"Nosso objetivo é alcançar a produção de cinco mil máscaras de tecido, que serão distribuídas para moradores de rua e para famílias atendidas pela Secretaria de Assistência Social de Itaperuna", ressalta Filipe Castro.

Com foco no bem-estar em tempos de isolamento dentro de casa, o professor de Educação Física Rodrigo Martins criou o "#Mova-seEmCasa: Projeto de promoção de saúde física por meio de videoaulas divulgadas no Instagram". A ideia é usar a internet para ensinar exercícios físicos e dar dicas de saúde, visando minimizar os efeitos do sedentarismo.

"A pandemia tem modificado o cotidiano da sociedade. Embora sejam necessárias, as medidas de isolamento podem contribuir para a redução de práticas de atividades físicas importantes para a saúde. Como alternativa, o projeto #Mova-seEmCasa objetiva desenvolver videoaulas, para serem divulgadas no Instagram. Acredito que as ações podem contribuir para a adoção de uma prática de atividade física regular e para a conscientização sobre hábitos de vida saudáveis, tanto da comunidade escolar quanto de outros internautas que estejam desejosos de mais qualidade de vida", diz o professor.

A arte e a cultura também têm espaço reservado nas ações do IFF Itaperuna, por meio de uma ação coordenada pela professora de Língua Portuguesa Fabiana Castro. O projeto "Quem canta seus males espanta", que já vem sendo desenvolvido de forma presencial no campus nos últimos anos, ganhou uma nova versão com atividades a serem executadas de forma remota, com uso de redes sociais, para alcançar tanto alunos e servidores do IFF, quanto a comunidade externa.

"Considerando que experimentos científicos mundo afora têm testado e reconhecido o poder terapêutico das melodias para enfrentar os males que abalam a mente e também o corpo, esse projeto pretende, em tempos de isolamento social e ansiedade, ser um aliado do bem estar social, pois é incontestável que o ser humano, em qualquer cultura, gosta de Música, uma vez que ela é um instrumento capaz integrar e incluir as pessoas, além de proporcionar desenvolvimento cognitivo, pessoal e social", explica Fabiana.

O IFF Itaperuna segue com suas atividades presenciais suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 98810-7097 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br.