CAMPUS ITAPERUNA

Parceria

IFF Itaperuna e Secretaria de Educação acertam projeto de iniciação profissional para alunos do 9º ano

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 16/03/2018 11h48, última modificação 16/03/2018 11h52
A proposta é ofertar o curso gratuito "Introdução às tecnologias e ao mundo do trabalho", por meio de um projeto-piloto, a partir de maio
Reunião entre gestores do IFF Itaperuna e Secretaria de Educação

As equipes do IFF Itaperuna e da Secretaria de Educação se reuniram para tratar do projeto

O IFFluminense Itaperuna e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) acertaram, nesta quinta-feira (16/03), detalhes de um projeto de iniciação profissional que será oferecido pelo Instituto, em parceria com a Semed, a alunos da rede municipal. A reunião contou com a presença do secretário de Educação, professor França, e da diretora-geral do campus, Michelle Maria Freitas Neto, além de professores do IFF e assessores da secretaria.

A proposta é ofertar o curso "Introdução às tecnologias e ao mundo do trabalho", por meio de um projeto-piloto, a estudantes do 9º ano da rede municipal, a partir de maio. A formação faz parte do plano de permanência e êxito do campus, assim como visa contribuir com a missão dos Institutos Federais de fornecer meios aos estudantes para ingressar e progredir no mercado de trabalho, bem como estimular a verticalização dos estudos. O público-alvo do projeto são meninos e meninas que tenham interesse em participar do processo seletivo para ingresso nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFFluminense.

"Nossa ideia é que eles possam não apenas ingressar, mas permanecer no IFF e ter um bom rendimento nas aulas. Queremos motivá-los a estudar e orientá-los em relação a qual curso técnico escolher, pois muitas vezes percebemos que os candidatos se inscrevem no processo seletivo sem conhecer bem as possibilidades de formação técnica que existem aqui no Instituto", explica a pedagoga Rônia Potente, que atua como técnica em Assuntos Educacionais no IFFluminense Itaperuna e é uma das servidoras à frente da elaboração do projeto.

O curso deverá ter duração de até seis meses e envolverá diversas vertentes. Além de serem apresentados ao dia a dia do Instituto e às formações técnicas disponíveis, está previsto que os alunos tenham aulas de reforço escolar em disciplinas como Português e Matemática, participem de atividades esportivas e culturais, tenham orientação vocacional e discutam temas referentes ao mercado de trabalho.

Um dos responsáveis pelo planejamento e execução do curso é o professor de Matemática do campus Ramalho Garbelini, que vê no projeto um importante estímulo para alunos que estão terminando o Ensino Fundamental e sonham em estudar no IFFluminense.

"Essa é uma experiência muito interessante tanto para o IFF quanto para o município. Esses alunos poderão ter acesso a toda a infraestrutura do Instituto, como laboratórios e equipamentos esportivos, ao mesmo tempo em que terão atividades em sala de aula e participarão de ações de inclusão digital. Certamente será um enorme ganho para a formação deles e também para nós, como Instituto Federal", ressalta o professor.

Na reunião, ficou acertado que a prefeitura é quem ficará responsável pelo processo de seleção dos alunos. Esses detalhes deverão ser divulgados assim que a parceria for oficializada, o que deverá acontecer nas próximas semanas. Segundo o secretário de Educação de Itaperuna, professor França, todos só têm a ganhar com essa parceria.

"Tivemos cerca de 70 alunos da rede municipal aprovados no último processo seletivo do IFF, o que é um imenso orgulho para nós. Essa parceria vem ao encontro do trabalho que estamos fazendo de reforço escolar para nossos alunos e, certamente, será muito positiva", ressaltou.