CAMPUS ITAPERUNA

IFF Itaperuna inaugura Cineteatro nesta quarta-feira, 7 de agosto

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 05/08/2019 17h35, última modificação 05/08/2019 17h35
Cineteatro Maestro José Carlos Ligiero tem capacidade para 134 espectadores e conta com equipamentos para projeção de filmes, iluminação cênica, sistema de som, camarim e estúdio de gravação
Cineteatro José Carlos Ligiero

O cineteatro tem capacidade para 134 espectadores

Itaperuna ganhará nesta quarta-feira, 7 de agosto, um novo espaço para a realização de eventos acadêmicos e culturais gratuitos. O Cineteatro Maestro José Carlos Ligiero, que será inaugurado no campus do Instituto Federal Fluminense (IFF), tem capacidade para 134 espectadores e conta com equipamentos para projeção de filmes em 4k, iluminação cênica, sistema de som, camarim e um pequeno estúdio para gravação de videoaulas, trabalhos escolares e programas de rádio.

A sessão solene de inauguração acontecerá às 14h, com a presença de alunos e servidores do Instituto, representantes da sociedade civil e de prefeituras da região, além de familiares do maestro José Carlos Ligiero, músico itaperunense que faleceu em 2017 e teve seu nome escolhido para o cineteatro como homenagem por seu importante papel na cultura local.

"O cineteatro do IFF Itaperuna é um sonho que está se realizando e que, certamente, terá papel fundamental na ampliação e maior democratização do acesso à cultura em nossa região, que ainda é tão carente de espaços públicos como esse. Para nossa comunidade interna, ele terá um uso muito versátil, sendo necessário tanto em reuniões, palestras, apresentações de trabalhos acadêmicos e exibição de filmes educativos, quanto para as formaturas e atividades culturais que vinham sendo realizadas em espaços improvisados dentro do campus. Nossa ideia é que, futuramente, ele também seja usado para a apresentação de artistas da região e até mesmo para revelar novos talentos", explica a diretora-geral do IFF Itaperuna, Michelle Maria Freitas Neto.

Inicialmente, nessa primeira fase de implantação, o espaço será usado em eventos acadêmicos e culturais promovidos pelo próprio IFF, sendo parte deles abertos ao público externo, como a 8ª Semana Acadêmica, em setembro; e o 3º Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense (Coninf), o 6º Simpósio Anual de Liderança, Trabalho e Oportunidade (Salto) e o 4º Novembro Negro, todos eles em novembro; além de formaturas, reuniões e no projeto #vemproIFF, que organiza visitas guiadas para estudantes das redes municipais e estadual conhecerem os cursos oferecidos no Instituto.

"O IFF é um grande parceiro da Prefeitura, sempre à disposição para nos atender, apoiando nossos eventos, abrindo as portas para os nossos alunos e professores e, esse novo espaço, será mais uma opção para a nossa comunidade. O cineteatro tem papel principal no incentivo à cultura. Um espaço moderno, feito sob medida para atender eventos de todos os tipos. Só tenho a parabenizar a direção do instituto e agradecer por essa parceria", ressalta o prefeito de Itaperuna, Rogerinho Bandole Boechat.

O cineteatro foi idealizado a partir do projeto de construção do auditório do Campus Itaperuna. O espaço fica localizado no 2º piso do bloco administrativo e recebeu investimento de R$ 322 mil para a finalização da obra, por meio de recursos de uma emenda parlamentar, indicada pelo deputado federal Glauber Braga, para a Reitoria do IFF. Já a transformação do auditório em cineteatro, com a compra de projetor e tela de projeção, caixas de som, refletores, microfones, instrumentos musicais e poltronas, entre diversos outros equipamentos necessários para eventos acadêmicos, peças teatrais, apresentações musicais  e exibição de filmes, teve verba de R$ 300 mil, com recursos de emenda parlamentar indicada pelo ex-deputado federal Jean Wyllys.

O diretor de Relações Institucionais da Reitoria do IFF, Fernando Ferrara, explica que os recursos obtidos por meio de emendas parlamentares têm sido fundamentais na consolidação e expansão dos campi

"Esses recursos extraorçamentários têm feito a diferença nos campi, especialmente no que se refere ao plano básico estabelecido em nosso planejamento estratégico, que prevê a implantação de espaços como restaurante, quadra poliesportiva, biblioteca e auditório, entre outros. Em Itaperuna, por meio de emendas parlamentares, nos últimos anos, conseguimos equipar o Restaurante Estudantil e novos laboratórios de Mecânica, Eletrotécnica, Administração e Química, além de concluir a obra do auditório e transformá-lo em um cineteatro. São recursos que estão sendo fundamentais para atender melhor nossos alunos", explica Ferrara.

O Campus Itaperuna completou este ano 10 anos de implantação e tem, atualmente, cerca de 1.200 alunos distribuídos por cursos técnicos diurnos e noturnos nas áreas de Administração, Automação Industrial, Eletrotécnica, Informática, Mecânica e Química; cursos superiores de Bacharelado em Sistemas de Informação e Licenciatura em Química; e curso de pós-graduação em Docência no Século 21.