CAMPUS ITAPERUNA

IFF Itaperuna participa de homenagens pelos dias da Capoeira e da Consciência Negra em Natividade

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 27/11/2019 13h36, última modificação 27/11/2019 13h38
Por meio do Núcleo de seu Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas, IFF esteve presente em solenidade pelo Dia Municipal da Capoeira e do Capoeirista e Homenagem ao Dia da Consciência Negra, na Câmara.
IFF Itaperuna no Dia da Capoeira

O evento aconteceu na Câmara de Natividade

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna, por meio de seu Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), esteve presente, no sábado, dia 23 de novembro, na solenidade de lançamento do Dia Municipal da Capoeira e do Capoeirista e Homenagem ao Dia da Consciência Negra, na Câmara de Natividade (RJ). A data foi criada, este ano, por meio de uma lei aprovada pelos vereadores, com o objetivo de estabelecer e organizar atividades de caráter multicultural e esportivo.

O IFF foi representado pelo professor de Artes e coordenador do Neabi, Marcelo Cucco — que também é mestre de capoeira do Grupo Irmãos Capoeira Fraternidade, do Rio de Janeiro —, dentro das ações de estreitamento de laços com a comunidade desenvolvidas pelo Instituto. Anualmente, o Campus Itaperuna organiza o evento Novembro Negro, em que são realizadas palestras, rodas de conversa e apresentações de grupos de capoeira e de movimentos culturais. A edição deste ano aconteceu entre os dias 11 e 13 de novembro, dentro da programação do 4º Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense (Coninf).

"A criação dessa data é muito importante para a valorização da capoeira em nossa região, assim como do competente trabalho que vem sendo desenvolvido por Mestre Cabeça, da Associação Sinhá Bahia de Capoeira. E, sobretudo, vem somar às ações que são desenvolvidas pelo Neabi ao longo do ano e à construção de uma rede de colaboração em que trabalhamos por meio de nosso apoio aos movimentos sociais e da cultura popular, ao longo desses anos", ressalta o professor.

A solenidade foi finalizada com uma roda de capoeira. O evento contou com a presença do prefeito de Natividade, Severiano Antônio dos Santos Rezende, de vereadores e de representantes da sociedade civil.