CAMPUS ITAPERUNA

Pesquisa e Extensão

IFF Itaperuna realizará Jornada Internacional de Energias Renováveis, Sustentabilidade e Inovação

por Comunicação Social Campus Itaperuna publicado 28/08/2017 18h55, última modificação 28/08/2017 19h03
Evento, com o tema Biogás: desafios e oportunidades, acontecerá no dia 20 de setembro e reunirá pesquisadores, profissionais e estudantes
Reunião de organização da Jornada Internacional do IFF Itaperuna

O professor Adriano Ferrarez se reuniu com a direção do Campus Itaperuna para fechar os detalhes do evento

Vem aí a Jornada Internacional de Energias Renováveis, Sustentabilidade e Inovação do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) Itaperuna. No dia 20 de setembro, pesquisadores, estudantes e profissionais discutirão o tema "Biogás: desafios e oportunidades", em três painéis, das 14h às 21h, no auditório do Parque Acadêmico Industrial, com entrada gratuita e aberta ao público. As inscrições poderão ser feitas uma hora antes do início de cada painel.

A programação do evento foi fechada nesta segunda-feira (28/08), numa reunião entre o organizador da Jornada, o professor do IFFluminense Itaperuna Adriano Ferrarez; a diretora-geral do IFFluminense Itaperuna, Michelle Maria Freitas Neto; a diretora de Ensino, Fabiana Barros; e o diretor de Pesquisa, Extensão e Políticas Estudantis, Roberto da Silva Lanes Filho.

Segundo o professor Adriano Ferrarez, o evento é uma oportunidade tanto para formação de novos profissionais quanto para quem já atua no mercado.

"A sustentabilidade aliada à bioeconomia é o tema do momento. Todo e qualquer desenvolvimento só será possível se tiver a sustentabilidade como princípio básico. O debate sobre o biogás é muito importante no atual cenário brasileiro, uma vez que discute uma forma de energia sustentável, renovável e que pode trazer várias soluções para a sociedade brasileira", explica Adriano Ferrarez.

O professor destaca ainda os benefícios para o meio ambiente desse tipo de geração de energia:

"Em linhas gerais, o biogás é gerado a partir de matéria orgânica, como dejetos de animais, esgoto doméstico e resíduos agrícolas. Então, o biogás é uma solução que, além de gerar energia, cuida do meio ambiente com a gestão dos resíduos orgânicos e ainda pode ser usado na agricultura, como fertilizante".

Veja a programação do evento:

14h - Painel 1: Biogás e Empreendedorismo

» Christian Etzkorn, business development/automation da Awite Bioenergie GMBH
Tema: Tecnologias no setor do biogás: o caso da Awite
» Péricles Pinheiro Filho, CHP Brasil – Alternativa em Energia
Tema: A CHP Brasil e o desenvolvimento de moto-geradores a biogás
» Mario Coelho, presidente da Associação Brasileira de Biogás e Metano (ABBM)
Tema: Oportunidades para o setor de Biogás no Brasil

Moderador: Prof. Dr. Adriano Ferrarez, IFFluminense Itaperuna

16h - Painel 2: Sustentabilidade e Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação

» Prof. Dr. Odorico Konrad, Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES)
Tema: Pesquisa e Desenvolvimento na área de Biogás