CAMPUS ITAPERUNA

Investimento

IFF Itaperuna recebe deputado responsável por emenda para instalação de laboratório IF Maker

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 19/01/2021 17h49, última modificação 19/01/2021 19h33
Campus recebeu emenda parlamentar de R$ 103 mil, usada na compra de impressoras 3D, notebooks, kits de robótica, conjuntos de ferramentas, scanner 3D e projetor multimídia, entre outros equipamentos.
Visita de deputado ao IFF Itaperuna

O deputado Paulo Ganime participou de uma reunião no campus sobre o uso dos recursos enviados

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna recebeu nesta terça-feira, dia 19 de janeiro, a visita do deputado federal Paulo Ganime (Novo-RJ), que foi responsável pelo envio de R$ 103 mil para o IFF Itaperuna, por meio de uma emenda parlamentar, em 2020. Os recursos estão sendo usados para a compra dos equipamentos necessários para a implantação do espaço IF Maker no campus, um tipo de laboratório de prototipagem voltado à adoção de metodologias mais ativas e uso de processos de inovação, em que o estudante aprende fazendo na prática.

Segundo o diretor de Administração e Infraestrutura do IFF Itaperuna, Leandro Arêas, os recursos foram usados na compra de impressoras, canetas e scanner 3D, notebooks, kits de robótica, conjuntos de ferramentas, parafusadeiras e projetor multimídia, entre outros equipamentos.

"O material já está todo empenhando e, agora, aguardamos apenas a chegada para iniciar a montagem do laboratório. Fizemos essa prestação de contas ao deputado e aproveitamos para mostrar toda a estrutura do campus, como nosso Parque Acadêmico Industrial, Cineteatro, Tecnoteca e Restaurante Estudantil, além de mostrarmos dados sobre a relevância de uma instituição como o IFF aqui para o Noroeste Fluminense, como o mapeamento de todos os municípios de onde vêm nossos alunos e a importância, além dos desafios, da interiorização do Instituto", ressaltou o diretor.

Durante a reunião, o coordenador do Curso Técnico em Mecânica, Juvenil de Oliveira Junior, apresentou um projeto de ampliação da estrutura do Parque Acadêmico Industrial, com o objetivo de possibilitar, futuramente, a oferta de um curso de Engenharia no campus. Atualmente, não existe a oferta de cursos nessa área em instituições públicas em Itaperuna. Segundo o diretor Leandro Arêas, ficou acordado com o deputado que o campus apresentará o projeto durante a seleção das futuras emendas parlamentares.

A visita também contou com a presença do presidente da Câmara dos Vereadores de Itaperuna, Sinei Torresmo; do diretor de Relações Institucionais do IFF, Fernando Ferrara; e de representantes da Prefeitura de Itaperuna, o diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Itaperuna (Demut), Enio César Borges Pinheiro, e o o subdiretor do Demut, Bruno Martins.

O diretor Leandro Arêas aproveitou o encontro para apresentar à nova gestão da Prefeitura de Itaperuna a necessidade de reparos, com urgência, da via de acesso ao Instituto, além de outras demandas importantes de infraestrutura na região, como a melhoria dos pontos de ônibus e da iluminação pública, que vêm sendo solicitadas nos últimos anos como forma de melhorar as condições de acesso e de segurança dos estudantes, servidores, funcionários terceirizados e visitantes diariamente na entrada e saída do IFF Itaperuna.

O IFF Itaperuna segue com suas atividades presenciais suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 3826-2300 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br.