CAMPUS ITAPERUNA

Investimento

IFF Itaperuna recebe R$ 584 mil para investir em laboratório, salas de aula e usina de energia solar

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 19/12/2019 19h22, última modificação 18/02/2020 17h53
Recursos disponibilizados pela Reitoria serão usados na compra de itens como computadores, aparelhos de ar-condicionado, carteiras escolares, TVs e painéis fotovoltaicos, entre outros.
IFF Itaperuna.JPG

O campus receberá uma usina de energia solar

Começam, nesta sexta-feira (20/12), as férias escolares no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna. E o que não vai faltar é novidade para alunos e professores na volta às aulas, em 2020. Isso porque o campus recebeu, neste mês de dezembro, R$ 584 mil para investimentos em sua infraestrutura, que estão sendo revertidos na compra de uma série de equipamentos voltados para a melhoria de laboratórios de informática, salas de aula e serviços de Tecnologia da Informação (TI), entre outros, com previsão de chegada já a partir do mês que vem.

A verba foi disponibilizados pela Reitoria do IFF, a partir da liberação de emendas parlamentares e de recursos do Ministério da Educação (MEC), após o descontingenciamento anunciado em outubro. Esse valor é para uso exclusivo na compra de bens permanentes, como computadores e móveis, por exemplo.

Um dos principais gastos está sendo na aquisição de uma usina de energia solar fotovoltaica para o campus. Serão aplicados R$ 218 mil, por meio de recursos do Programa de Sustentabilidade e Eficiência Energética do IFF, na compra e instalação de três módulos com 168 painéis solares, ao todo, que ficarão no telhado do Parque Acadêmico Industrial. É um investimento de médio a longo prazo, com previsão de até 15% de redução nas contas de luz do campus, que atualmente chegam a R$ 40 mil mensais.

Segundo o diretor de Administração e Infraestrutura do IFF Itaperuna, Leandro Arêas Mendes, apesar de o ano ter sido de grandes incertezas orçamentárias, o campus chega em dezembro com saldo positivo.

"Devido aos cortes, não havia em nosso orçamento deste ano nem R$ 1 previsto para uso em investimento, ou seja, para a compra de itens permanentes. Com a liberação desses quase R$ 600 mil pela Reitoria, estamos adquirindo equipamentos que são fundamentais para atualização e aprimoramento do trabalho desenvolvido no campus, especialmente em espaços diretamente ligados à nossa atividade-fim, que é o Ensino", ressalta o diretor.

Entre as melhorias para as salas de aula, está incluída a compra de novos aparelhos de ar-condicionado, dez televisores de 50 polegadas — que substituirão projetores antigos — e 50 carteiras para uma nova sala no Bloco B. A Direção de Ensino também receberá dois novos notebooks para serem usados pelos professores em atividades pedagógicas. O maior investimento, no entanto, será na compra de 47 computadores para modernização dos laboratórios F23 e B20, cujos equipamentos atuais foram adquiridos na época de implantação do campus, há dez anos, e já estavam defasados.

A definição sobre onde seria investida essa verba extraorçamentária, segundo o diretor de Administração e Infraestrutura, foi feita de forma a abranger todos os cursos do IFF Itaperuna. Os dois laboratórios de informática escolhidos para serem modernizados, por exemplo, são de uso geral e receberão equipamentos que permitem a implementação de ferramentas mais atualizadas de desenvolvimento, possibilitando atender desde as aulas mais básicas de informática, até disciplinas específicas do Curso Técnico em Informática e do Bacharelado em Sistemas de Informação. A ideia é que parte dos computadores antigos seja usada em aulas práticas de montagem e manutenção e a outra parte em setores administrativos que estejam demandando equipamentos com recursos mais básicos.

"Além de podermos contar com esses laboratórios atualizados, os novos aparelhos de ar-condicionado, notebooks e TVs também vão possibilitar uma melhor estrutura e conforto para nossos alunos e professores no ano que vem. Após um 2019 de muitas lutas, receber essa boa notícia nos dá a esperança de que 2020 possa ser um ano melhor", afirma a diretora de Ensino do IFF Itaperuna, Fabiana Castro Carvalho.

Outros equipamentos adquiridos foram um novo servidor de TI e no-break para atualização da infraestrutura de rede do campus; um forno a gás para o Restaurante Estudantil; uma impressora de carteirinhas estudantis e crachás funcionais; equipamentos de filmagem para o estúdio de gravação de videoaulas; e uma máquina de fumaça para o Cineteatro.

Em relação aos gastos com custeio, que são por exemplo os pagamentos de contratos de prestação de serviços de limpeza e de segurança, de contas de luz e compra de itens de consumo, como água e material de escritório, entre outros, o campus já recebeu a totalidade do orçamento previsto para este ano — de cerca de R$ 3,3 milhões —, após o descontingenciamento anunciado pelo MEC em outubro.