CAMPUS ITAPERUNA

Permanência e Êxito

IFF Itaperuna receberá inscrições, de 16 a 28 de maio, para bolsas da Assistência Estudantil

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 02/05/2018 10h27, última modificação 02/05/2018 10h31
São 260 vagas para bolsistas distribuídas pelas modalidades de Auxílio Transporte, Auxílio Moradia, Auxílio Alimentação e Bolsa Permanência IFF
Assistência Estudantil

De 16 a 28 de maio de 2018, estarão abertas as inscrições para a seleção dos novos bolsistas do Programa de Assistência Estudantil do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) Campus Itaperuna. São 260 vagas distribuídas pelas modalidades de Auxílio Transporte (60 vagas), Auxílio Moradia (20), Auxílio Alimentação (150) e Bolsa Permanência IFF (30). Podem se candidatar alunos regularmente matriculados nos cursos presenciais de nível técnico e superior do campus.

Os interessados deverão fazer a inscrição pela internet, no Q Acadêmico (sistema acadêmico), além de entregar a documentação comprobatória (prevista no Anexo III do Edital), de 16 a 28 de maio, das 8h às 19h, no Protocolo, que fica localizado na recepção. O envelope deverá estar lacrado e constando os seguintes dados: Programa de Assistência Estudantil 2018, nome completo do aluno, matrícula, curso e ano/módulo.

A seleção será feita pela equipe de Serviço Social do Núcleo de Atendimento ao Educando (NAE) e constará de análise de documentos e, quando necessário, entrevistas. A previsão é que o resultado final seja divulgado no dia 2 de julho. Para orientar os candidatos e reduzir as chances de erros na documentação a ser entregue, o NAE fará reuniões gerais de esclarecimento de dúvidas e para conferência coletiva de documentos, no Auditório do Parque Acadêmico Industrial, nas seguintes datas e horários:

Esclarecimento de dúvidas:
16/05/2018, das 11h30 às 13h
16/05/2018, das 17h às 18h30

Conferência de documentos:
18/05/2018, das 11h30 às 13h
18/05/2018, das 17h às 18h30

Os alunos e seus responsáveis também podem enviar dúvidas sobre questões não previstas no edital para o e-mail: assistenciaestudantil.itaperuna@iff.edu.br. É possível se inscrever para mais de uma modalidade de auxílio e bolsa do Programa de Assistência Estudantil, mas a classificação será feita de forma separada para cada um dos benefícios. Veja como funciona cada uma das bolsas, de acordo com o edital:

Auxílio Transporte
É um subsídio financeiro repassado aos estudantes que tenham dificuldades para se deslocar no percurso residência/instituição de ensino/residência, e não tenham acesso à gratuidade do passe escolar. O auxílio deve atender estudantes que residam fora de Itaperuna ou em locais de difícil deslocamento/acesso dentro de Itaperuna. Os bolsistas receberão 50% do total gasto diário com passagens no deslocamento da escola para a residência e da residência para a escola.

Auxílio Moradia
É um auxílio voltado para alunos que venham de outros municípios e tenham interesse em residir em Itaperuna, temporariamente, para fins de estudo. É preciso comprovar a temporalidade da residência com a apresentação de contrato de locação e/ou recibo de moradia provisória, entre outros requisitos. O valor mensal da bolsa é de R$ 225.

Auxílio Alimentação
Compreende a concessão de uma a três refeições por semana na cantina do campus, de acordo com a necessidade de o aluno permanecer para aulas, eventos e/ou atividades como bolsista em dois turnos seguidos.

Bolsa Permanência IFF
É um subsídio mensal de R$ 400, que não pode ser acumulado com Bolsa NEE, Bolsa Permanência MEC, Bolsa PROEJA e Bolsa de Desenvolvimento Acadêmico e Apoio Tecnológico. Além disso, o bolsista deverá ter, ao menos, um turno livre para participação nas atividades de acompanhamento social e acadêmico definidas pela equipe do NAE.

O detalhamento de todas as modalidades de bolsa, assim como as regras gerais do processo seletivo devem ser consultados, na íntegra, pelos candidatos no EDITAL.