CAMPUS ITAPERUNA

Tecnologia no ensino

IFF Itaperuna tem webinar com o professor José Manuel Moran sobre ambientes diferenciados de ensino

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 04/05/2021 17h18, última modificação 17/05/2021 15h20
Evento acontecerá no dia 17 de maio, com transmissão pelo IFF Tube Campus Itaperuna e inscrições gratuitas e abertas ao público.
Webinar no IFF Itaperuna

A necessidade de discutir o uso das metodologias ativas atreladas a iniciativas concretas de investimento em salas de aula mais modernas e que despertem maior interesse dos estudantes no dia a dia escolar. Esse será o ponto de partida do webinar "Ambientes diferenciados de ensino e uso das tecnologias nas práticas pedagógicas", evento online que será promovido pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna, em parceria com o  Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) do IFF, no próximo dia 17 de maio, às 19h. As inscrições são gratuitas e abertas ao público em geral.

Link para acessar o evento: https://youtu.be/_f4W8KDTxCM

O webinar terá a presença do professor de Novas Tecnologias da Universidade de São Paulo (USP) José Manuel Moran, um dos mais renomados pesquisadores dessa temática no Brasil e cofundador da escola do futuro da USP, conhecido por gerenciar pesquisas e projetos de inovação com o uso de metodologias ativas e modelos híbridos atrelados às tecnologias digitais na educação presencial e a distância.

Completa a mesa a professora da área de Informática do IFF Itaperuna Michelle Maria Freitas Neto, que é ex-diretora-geral do campus e idealizadora da Tecnoteca, a sala de aula interativa do IFF Itaperuna, que conta com uma série de recursos tecnológicos, como lousa digital, tablets e mesa digitalizadora, além de mobiliário diferenciado para estimular o uso de metodologias diferenciadas no ensino.

Segundo Michelle, a Tecnoteca foi criada em 2015 para ser um ambiente de ensino que chamasse a atenção dos estudantes e proporcionasse aos educadores recursos que os ajudassem em suas aulas.

"A sala tem características que facilitam o trabalho em equipe, a organização de atividades em diferentes layouts e o uso de tecnologias digitais. Após 6 anos de sua implantação, a Tecnoteca já foi usada para aulas do Campus Itaperuna e de outras instituições, visitas e experimentações da comunidade e para diversos debates. O webinar do próximo dia 17 será uma discussão importante tanto para partilha do que foi feito desde a implantação da sala quanto para discutirmos novas possibilidades de práticas pedagógicas. Estou bastante feliz por poder participar do debate com o organizador Moises Frazão e com o professor Jose Moran", conta a professora.

A mediação do webinar ficará sob responsabilidade do pesquisador Moysés Frazão

"Este evento é fruto de minhas pesquisas de mestrado e vem em um momento muito importante que precisamos discutir a difusão de experiências exitosas de ambientes modernos de ensino para nossos alunos. A palestra é voltada para gestores, estudantes, professores, servidores e pesquisadores que sejam interessados pela área de Educação e Tecnologias", explica Moysés.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site eventos.iff.edu.br/webinar-tecnoteca. Os inscritos terão direito a certificado de participação. A transmissão será feita pelo IFF Tube Campus Itaperuna, o canal oficial do campus no Youtube, e poderá ser acessada pelo link youtube.com/ifftubecampusitaperuna.