CAMPUS ITAPERUNA

Notícias

Popularização da Ciência

IFF Itaperuna transmite mesa-redonda do Pint of Science sobre Astrobiologia na terça, dia 8, às 14h

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 04/09/2020 12h49, última modificação 04/09/2020 12h53
Evento que acontecerá de forma online terá início na próxima terça-feira, dia 8 de setembro, com a participação de professores do Campus Itaperuna.
Pint of Science em Itaperuna

Estamos sozinhos no Universo? A pergunta que ecoa na Humanidade há tempos será tema, na próxima terça-feira, dia 8 de setembro, às 14h, da mesa-redonda "Fora da Terra", que será transmitida pelo IFF Tube Campus Itaperuna, o canal oficial do Instituto Federal Fluminense (IFF) Itaperuna no Youtube. O encontro online, que é aberto ao público, faz parte do Pint of Science, um evento internacional voltado à popularização da divulgação científica, que anualmente leva a cientistas a bares, cafés e outros locais públicos para compartilhar suas pesquisas e descobertas.

Este ano, devido à pandemia de Covid-19, a edição brasileira que aconteceria em maio, em 73 cidades do país, foi cancelada. O evento foi, então, adaptado para acontecer exclusivamente no formato online, de 8 a 10 de setembro. A programação nacional tem como tema principal "Investimento ou Morte!" e contará com uma série de mesas-redondas abordando assuntos como a importância do investimento contínuo em ciência, de vacinas produzidas no Brasil, do perigo das fake news e das pesquisas nacionais.

A mesa "Fora da Terra" será mediada pelo professor de Biologia do IFF Itaperuna Bruno Jardim, que é também um dos organizadores do evento ao lado do professor de Química do IFF Itaperuna Murilo Souza. Os convidados da discussão são o astrônomo da Fundação Planetário do Rio Naelton Araújo, o professor associado do Observatório do Valongo da UFRJ Gustavo Porto Mello e o professor de Física do IFF Itaperuna Adriano Henrique Ferrarez. Informações detalhadas sobre a mesa estão disponíveis no link https://pintofscience.com.br/event/fora-da-terra-5, enquanto o link direto da transmissão é o https://www.youtube.com/watch?v=_-78uLwg0QI.

Campus Itaperuna terá representantes em outras duas mesas do Pint of Science. Na quarta-feira, dia 9, às 20h, será a vez do professor de Informática e coordenador do Curso Superior de Sistemas de Informação, Jonnathan dos Santos Carvalho, participar da mesa Tecnologias na Ciência, falando sobre o tema Data Science, Machine Learninig e COVID 19. Mais detalhes sobre a mesa podem ser acessados no link https://pintofscience.com.br/event/tecnologias-na-ciencia-4.

Outra mesa com participação do campus será a "Vírus, o novo medo", agendada para a terça-feira (08/09), às 10h, que terá a professora titular da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) Maria Cristina Canela, que representará o IFF Itaperuna falando sobre o tema "Medo de respirar ou de não respirar?". A programação completa pode ser acessada no link https://pintofscience.com.br/event/virus-o-novo-medo-5.

O site oficial do evento, onde a programação completa pode ser acessada, é o https://pintofscience.com.br/. O canal do Pint of Science Brasil no Youtube é o http://bit.ly/pintbr2020.