CAMPUS ITAPERUNA

Inovação

IFF Itaperuna vence Desafio Inova Escola com projeto sobre criação de jogos digitais

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 13/11/2019 21h02, última modificação 13/11/2019 21h06
O projeto Fábrica de Jogos tem o objetivo de ser uma ferramenta de reforço escolar, a partir da elaboração, por alunos e professores, de jogos digitais baseados em obras literárias de domínio público.
Entrega do prêmio Inova Escola ao IFF Itaperuna

A equipe IFF9! é composta por professores de diferentes áreas

Um plano de inovação elaborado por professores do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna foi um dos cinco vencedores nacionais do Desafio Inova Escola — uma ação que reuniu, desde agosto, 4.241 docentes de 1.182 escolas públicas e particulares brasileiras. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (13/11), em São Paulo, durante o 4º Fórum de Inovação Educativa, um evento da Fundação Telefônica Vivo e do jornal Folha de S. Paulo.

O IFF Itaperuna venceu na categoria "escolha do juri técnico", com um plano de inovação que prevê a criação de uma fábrica de jogos — com a participação de alunos e professores —, cujo objetivo é ser uma ferramenta de reforço escolar, a partir da elaboração de jogos digitais baseados em obras literárias de domínio público. A final foi disputada por 25 instituições de ensino, cinco delas de cada região do país, escolhidas pelos jurados a partir do plano de inovação elaborado durante o desafio.

O Campus Itaperuna — única instituição do Estado do Rio e único Instituto Federal entre os finalistas do Desafio Inova Escola — foi representado no evento de premiação pelo professor João Felipe Borges, coordenador do projeto "Fábrica de Jogos", e pela diretora-geral, Michelle Maria Freitas Neto, que também integra a equipe finalista — a IFF9!. Os demais integrantes da equipe são os professores Camila Ramos de Oliveira Nunes, Carine Lavrador de Farias, Cláudia Aleixo Alves, Fabiana Castro Carvalho de Barros, Joselia Rita da Silva e Orlando Pereira Afonso Junior.

Integrante da IFF9! e diretora de Ensino e Aprendizagem do IFF Itaperuna, a professora Fabiana Castro ressaltou o orgulho de todo o campus com a premiação.

"Somos uma equipe de oito pessoas no desafio, mas representamos todo um corpo técnico-administrativo e docente do Campus Itaperuna que, diariamente, aceita o desafio de inovar na Educação, seja na sala de aula ou fora dela, sempre pensando no sucesso dos nossos alunos e na realização dos sonhos deles. Esse prêmio é um orgulho e também um reconhecimento para todos nós do IFF Itaperuna", afirmou.

O Desafio Inova Escola é promovido pela ProFuturo, da Fundação Telefonica Vivo, com parceria da Representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e do Movimento de Inovação na Educação.

As atividades tiveram início em agosto, com a participação dos educadores em uma trilha formativa composta por cinco módulos, que giravam em torno de identificar um problema da escola, realizar pesquisas e ouvir a comunidade a respeito do desafio, criar ideias viáveis para solucioná-lo, realizar protótipos e registrar o planejamento da solução desenhada, culminando na construção do Plano de Inovação.

Vencedores Nacionais do Desafio Inova Escola:

IFF9! - Itaperuna (RJ)
Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna

Inova IEMA - São Luis (MA)
Instituto Estadual de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Unidade Plena Itaqui Bacanga

Guerreiros do Campo - Nova Esperança do Piriá (PA)
EMEF Joana Darc

Bastião Atômico - Jaboatão dos Guararapes (PE)
Escola Municipal de Tempo Integral São Sebastião

Itavivo - Vitória de Santo Antão (PE)
Escola Municipal Constâncio Maranhão