CAMPUS ITAPERUNA

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Itaperuna > Notícias > IFFluminense Itaperuna dá início às obras de conclusão do novo auditório do campus

Notícias

IFFluminense Itaperuna dá início às obras de conclusão do novo auditório do campus

Investimento

Espaço está sendo projetado para abrigar um cineteatro e será usado em eventos culturais e acadêmicos abertos às comunidades interna e externa
por Comunicação Social Campus Itaperuna publicado 01/02/2018 15h44, última modificação 06/02/2018 12h54
Exibir carrossel de imagens A previsão é que a obra seja concluída até julho de 2018

A previsão é que a obra seja concluída até julho de 2018

O Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) em Itaperuna terá, em breve, um espaço multiuso projetado para abrigar eventos acadêmicos, mostras de vídeo e peças de teatro, entre outras atividades culturais. Trata-se do novo auditório do Campus Itaperuna, que está sendo montado de forma que possa ser utilizado também como cineteatro por alunos, funcionários e a comunidade externa.

A obra do auditório, orçada em R$ 322 mil, está prevista para ser concluída em julho deste ano, pela empresa TWP Empreendimentos e Serviços Eireli, vencedora de licitação, por meio de concorrência pública. O campus recebeu ainda uma emenda parlamentar de R$ 300 mil, concedida pelo deputado federal Jean Wyllys (Psol), para a compra dos equipamentos que permitirão a transformação do espaço em cineteatro. A previsão é que os recursos possam ser liberados pelo governo federal nos próximos meses, para que os processos de compra tenham início.

"Essa obra do auditório prevê a reforma de um espaço que estava sem acabamento e, por isso, tinha muitas limitações de uso. A parte inicial tem previsão de estar pronta até julho deste ano, já incluindo a climatização e os equipamentos básicos para uso do auditório em eventos institucionais, como palestras e formaturas", explica o engenheiro do IFFluminense responsável pela fiscalização da obra, Diogo Pessanha.

Ainda de acordo com o engenheiro, toda a construção já está sendo feita de forma que a estrutura suporte os equipamentos de projeção, iluminação e sonorização previstos no projeto do cineteatro e que serão comprados com os recursos da emenda parlamentar. O espaço terá capacidade de público estimada em 170 pessoas. A ideia é que, além dos eventos acadêmicos, o cineteatro seja usado para atividades culturais voltadas também ao público externo, como mostras de cinema e de teatro.

"Nossa vontade é que o IFF seja uma referência para a região, pois sabemos que Itaperuna ainda tem poucos espaços com essas características, principalmente oferecendo atividades gratuitas", ressalta o diretor de Administração e Infraestrutura do Campus Itaperuna, Leandro Arêas Mendes.

Segundo a diretora-geral do IFFluminense Itaperuna, Michelle Maria Freitas Neto, o novo auditório será um marco para o campus.

"A obra do auditório é muito esperada, pois vai fortalecer nossa integração com a comunidade. O Campus Itaperuna é muito vivo. Nesses nove anos de funcionamento, a gente percebe o envolvimento de alunos e servidores em uma série de projetos de dança, teatro e música, além de nossa agenda de eventos acadêmicos que tem atividades variadas ao longo do ano todo. Esse novo espaço será muito útil na consolidação dessas ações e abrirá oportunidades de disseminação da cultura na região, que é também uma das missões dos institutos federais", afirma a diretora-geral.

A obra de conclusão do auditório do Campus Itaperuna é uma das primeiras, no Instituto, em sintonia com o Plano Diretor de Infraestrutura estabelecido no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2017-2021, ainda a ser lançado. Na construção do documento, foi feito um diagnóstico de estrutura mínima que os campi devem ter, como quadra, refeitório, auditório e espaços administrativos adequados.