CAMPUS ITAPERUNA

Assistência Estudantil

IFFluminense Itaperuna prorroga prazo de validade de bolsas de permanência

por Comunicação Social Campus Itaperuna publicado 24/04/2017 11h32, última modificação 24/04/2017 11h44
Prorrogação contempla alunos selecionados para bolsas nas modalidades de Moradia, Transporte, Alimentação e Permanência IFF no edital de 2016
Assistência Estudantil

Os alunos do IFFluminense Itaperuna que foram contemplados no Edital N.º 12, de 24 de junho de 2016, com bolsas de Assistência Estudantil, nas modalidades de Moradia, Transporte, Alimentação e Permanência IFF, continuarão recebendo os valores até 30 de junho deste ano. O prazo de concessão das bolsas foi ampliado pela Diretoria de Pesquisa, Extensão e Políticas Estudantis, por conta da organização de uma nova seleção para a concessão dos benefícios no Ano Letivo 2017.

As modalidades de bolsa que fazem parte do edital são as seguintes:

Auxílio Transporte
O auxílio-transporte é um subsídio financeiro repassado aos estudantes que tenham dificuldades para se deslocar no percurso residência/instituição de ensino/residência, diário ou semanal, e não tenham acesso à gratuidade do passe escolar. O auxílio-transporte deve atender estudantes que residam em municípios distintos daquele em que o campus do IFFluminense está localizado ou estudantes que residam em áreas de difícil deslocamento/acesso dentro do mesmo município do campus. Esse auxílio não pode ser recebido cumulativamente com o auxílio moradia. Nessa modalidade, são pagos 50% do total gasto diário com passagens no deslocamento da escola para a residência e da residência para a escola.

Auxílio Moradia
O valor mensal do benefício é de R$ 225. O auxílio-moradia apresenta-se como um instrumento primordial para a garantia da permanência dos estudantes do IFFluminense que residem em localidades distantes do campus em que estão matriculados, reduzindo os índices de evasão escolar e melhorando o seu desempenho acadêmico. O Auxílio Moradia é um serviço de Assistência Estudantil que compreende a concessão de repasse financeiro ou habilitação em moradia estudantil aos estudantes matriculados em cursos regulares presenciais em uma das unidades do IFFluminense. Este auxílio não pode ser recebido cumulativamente com o auxílio transporte.

Auxílio Alimentação
O Auxílio Alimentação compreende a concessão de refeição/alimentação na cantina do campus. O número de refeições a ser concedido ao estudante será de 1 (uma) até 3 (três) refeições semanais, de acordo com a demanda apresentada pelo estudante, seja por necessidade de permanência no campus por possuir aulas regulares em dois turnos seguidos, ou por necessidade de permanência por dois turnos seguidos para realização de atividade de bolsa a que esteja vinculado na condição de bolsista (apoio e desenvolvimento tecnológico, monitoria, pesquisa e extensão).

Bolsa Permanência IFF
A Bolsa Permanência IFF é um subsídio financeiro mensal de R$ 400 fornecido aos estudantes regularmente matriculados no IFFluminense em cursos presenciais de nível médio e superior para sua manutenção durante o período de vigência da bolsa, contribuindo para permanência e êxito do estudante. Esta bolsa não pode ser acumulada com Bolsa ENEE, Bolsa Permanência MEC, Bolsa PROEJA e Bolsa de Apoio e Desenvolvimento Tecnológico, podendo acumular apenas com os auxílios previstos neste Edital e com as bolsas de Extensão, Pesquisa e Monitoria.