CAMPUS ITAPERUNA

Neabi

IFFluminense Itaperuna realiza 3º Novembro Negro, com debates e apresentações culturais

por Comunicação Social Campus Itaperuna publicado 30/11/2017 14h40, última modificação 30/11/2017 14h42
Evento acontecerá nos dias 5 e 6 de dezembro e terá como tema central de discussões a Diáspora Africana
Novembro Negro

Atividade do Novembro Negro em 2016: este ano, a 3ª edição discutirá a diáspora Africana

O IFFluminense Itaperuna realizará, nos dias 5 e 6 de dezembro de 2017, a 3ª edição do Novembro Negro, evento organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e que este ano terá como tema central de discussões a Diáspora Africana. As atividades acontecerão nos turnos da manhã, tarde e noite, com entrada gratuita e aberta ao público em geral.

Este ano, a programação inclui debates, exibição de um documentário e apresentações culturais, entre elas uma que será encenada pelos próprios alunos do campus, segundo o coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas e professor de Artes do IFFluminense Itaperuna, Marcelo Cucco.

"Cada turma, dentro das potencialidades de seu curso, foi estimulada a construir uma proposta de trabalho que dialogasse com as especificidades de sua formação. Desse modo, o maior desafio foi romper com as barreiras das disciplinas e construir uma proposta de trabalho dentro das complexidades impostas pela fragmentação do conhecimento. Articulou-se música caboverdeana com Castro Alves, instalações elétricas com hip-hop, manipulação de imagens com black music e civilizações africanas antigas com movimentos pelos direitos civis, entre outras", explica Marcelo Cucco.

Veja a programação do 3º Novembro Negro do IFFluminense Itaperuna:

DIA 5 DE DEZEMBRO

9h30min às 12h - Roda de conversa "Feminismo negro pra quem?", com a participação do coletivo "Netas de Dandara", na sala do Neabi/NuGen.

15h às 17h - Dança afro e percussão com o grupo "Pérolas Negras", no hall do Bloco B, seguido de oficina de turbantes e serigrafia em camisa.

18h30min às 22h - Exibição do documentário "Menino 23 - Infâncias perdidas no Brasil", seguida de debate com o presidente da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil, Humberto Adami, no auditório do Parque Acadêmico Industrial.

DIA 6 DE DEZEMBRO

14h às 17h - Apresentação "África, o musical", com alunos do IFFluminense Itaperuna, na sala 14 do Parque Acadêmico Industrial.