CAMPUS ITAPERUNA

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Itaperuna > Notícias > IFFluminense Itaperuna tem apresentação dos primeiros TCCs do Bacharelado em Sistemas de Informação

Notícias

IFFluminense Itaperuna tem apresentação dos primeiros TCCs do Bacharelado em Sistemas de Informação

Conclusão de Curso

Dois alunos apresentaram seus trabalhos, abrindo a série de defesas que continua nesta quarta-feira, dia 6
por Comunicação Social Campus Itaperuna publicado 05/09/2017 21h43, última modificação 05/09/2017 21h57
Exibir carrossel de imagens Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso do aluno Rodrigo Zacarias

Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso do aluno Rodrigo Zacarias

O Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) Campus Itaperuna teve, nesta terça-feira (05/09), as apresentações dos primeiros Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de seu Bacharelado em Sistemas de Informação. E quem abriu a série de apresentações, que continua nesta quarta-feira (06/09), foi um aluno que já está mais do que habituado a ser pioneiro no campus. Rodrigo Zacarias ingressou no IFFluminense em 2009, na primeira turma do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio. Depois de formado, foi aprovado no Vestibular para a primeira turma do Curso Superior de Sistemas de Informação, em 2013.

"É muito gratificante ter conseguido crescer junto com o campus. Fiz meu curso técnico aqui no IFF e decidi seguir na graduação, por acreditar na qualidade do ensino oferecido. Estou muito feliz por encerrar mais essa etapa. Meu objetivo, agora, é seguir para o mestrado e, no futuro, poder ser professor da área, aqui no Instituto", conta Rodrigo, que recebeu nota dez da banca avaliadora pelo trabalho "Um sistema de informação gerencial para apoio à gestão em um setor público".

O TCC de Rodrigo abordou a criação de um protótipo para auxiliar no controle financeiro e de prestação de contas públicas, que poderá ser usado como ferramenta para ajudar no dia a dia de instituições do governo, contribuindo com o papel do Instituto em fortalecer a região. Funcionários de um órgão público que participaram da pesquisa estiveram presentes na apresentação feita à banca, assim como alunos e professores do curso de Sistemas de Informação, além de familiares e amigos dos graduandos.

Segundo a diretora-geral do IFFluminense Itaperuna, Michelle Maria Freitas Neto, que também é professora do Bacharelado e foi membro das bancas de avaliação desta terça-feira, esse é um momento histórico para o campus.

"É um orgulho muito grande ter um aluno que foi de nossa primeira turma do curso técnico se formando também em nossa primeira turma do superior. O curso de Sistemas de Informação está formando sua primeira turma no Campus Itaperuna e, certamente, ainda poderá contribuir muito para o Instituto e para a nossa região", ressaltou.

A primeira noite de apresentações teve ainda o trabalho do aluno Aílton Prata Junior, que pesquisou sobre a utilização de metodologias ágeis Scrum e XP numa empresa de software. As defesas seguem nesta quarta-feira (06/09), com a apresentação de mais quatro trabalhos, a partir das 18h, no auditório do Parque Acadêmico Industrial.