CAMPUS ITAPERUNA

Conclusão de Curso

IFFluminense Itaperuna tem apresentação dos primeiros TCCs do Bacharelado em Sistemas de Informação

por Comunicação Social Campus Itaperuna publicado 05/09/2017 21h43, última modificação 05/09/2017 21h57
Dois alunos apresentaram seus trabalhos, abrindo a série de defesas que continua nesta quarta-feira, dia 6
Apresentação de TCCs no Campus Itaperuna

Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso do aluno Rodrigo Zacarias

O Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) Campus Itaperuna teve, nesta terça-feira (05/09), as apresentações dos primeiros Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de seu Bacharelado em Sistemas de Informação. E quem abriu a série de apresentações, que continua nesta quarta-feira (06/09), foi um aluno que já está mais do que habituado a ser pioneiro no campus. Rodrigo Zacarias ingressou no IFFluminense em 2009, na primeira turma do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio. Depois de formado, foi aprovado no Vestibular para a primeira turma do Curso Superior de Sistemas de Informação, em 2013.

"É muito gratificante ter conseguido crescer junto com o campus. Fiz meu curso técnico aqui no IFF e decidi seguir na graduação, por acreditar na qualidade do ensino oferecido. Estou muito feliz por encerrar mais essa etapa. Meu objetivo, agora, é seguir para o mestrado e, no futuro, poder ser professor da área, aqui no Instituto", conta Rodrigo, que recebeu nota dez da banca avaliadora pelo trabalho "Um sistema de informação gerencial para apoio à gestão em um setor público".

O TCC de Rodrigo abordou a criação de um protótipo para auxiliar no controle financeiro e de prestação de contas públicas, que poderá ser usado como ferramenta para ajudar no dia a dia de instituições do governo, contribuindo com o papel do Instituto em fortalecer a região. Funcionários de um órgão público que participaram da pesquisa estiveram presentes na apresentação feita à banca, assim como alunos e professores do curso de Sistemas de Informação, além de familiares e amigos dos graduandos.

Segundo a diretora-geral do IFFluminense Itaperuna, Michelle Maria Freitas Neto, que também é professora do Bacharelado e foi membro das bancas de avaliação desta terça-feira, esse é um momento histórico para o campus.

"É um orgulho muito grande ter um aluno que foi de nossa primeira turma do curso técnico se formando também em nossa primeira turma do superior. O curso de Sistemas de Informação está formando sua primeira turma no Campus Itaperuna e, certamente, ainda poderá contribuir muito para o Instituto e para a nossa região", ressaltou.

A primeira noite de apresentações teve ainda o trabalho do aluno Aílton Prata Junior, que pesquisou sobre a utilização de metodologias ágeis Scrum e XP numa empresa de software. As defesas seguem nesta quarta-feira (06/09), com a apresentação de mais quatro trabalhos, a partir das 18h, no auditório do Parque Acadêmico Industrial.