CAMPUS ITAPERUNA

Capacitação

IFFluminense Itaperuna terá curso de Formação Continuada de Educação em Direitos Humanos

por Comunicação Social Campus Itaperuna publicado 21/08/2017 20h11, última modificação 22/08/2017 09h04
Novo curso foi aprovado em reunião do Conselho de Campus e tem previsão de iniciar as aulas já em setembro
Conselho de Campus Itaperuna

A oferta do curso foi aprovada em reunião do Conselho de Campus

O IFFluminense Itaperuna passará a oferecer, a partir de setembro, um novo curso gratuito de Formação Inicial e Continuada (FIC), aberto à comunidade. Com o tema "Educação em Direitos Humanos", a capacitação terá carga horária de 60 horas, com aulas às segundas-feiras, das 18h às 22h, já a partir do mês que vem. A oferta de vagas foi aprovada em reunião do Conselho de Campus nesta segunda-feira (21/08).

Segundo a coordenadora do curso e professora de Sociologia do IFFluminense Itaperuna, Fernanda Huguenin, as vagas serão direcionadas preferencialmente a professores e estudantes de graduação, além de profissionais que atuam em questões relacionadas à temática, como policiais, enfermeiros e assistentes sociais.

"Não há uma limitação quanto ao público-alvo, basta que o aluno tenha interesse e necessidade de estudar os temas que serão tratados ao longo da capacitação. Serão, ao todo, quatro módulos até dezembro: Introdução à Educação em Direitos Humanos, Questões Fundiárias, Questões de Gênero e Diversidade Sexual e Questões Étnico-Raciais, sendo todos eles trabalhados a partir do estudo da Educação em Direitos Humanos em cada uma dessas temáticas", explica a professora.

A formação terá um corpo docente multidisciplinar, com professores do campus que atuam em áreas como Filosofia, Artes, Sociologia e Geografia. De acordo com Fernanda Huguenin, a ideia de montar um curso FIC surgiu após a experiência de cursos de extensão oferecidos, em 2016, no campus, por meio dos projetos do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NuGen) e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi).

"Esse curso surgiu de um desejo do corpo docente do campus em somar forças. O primeiro passo foram os cursos do Neabi e NuGen. Este será nosso segundo passo, mas temos o sonho de futuramente conseguir oferecer também gratuitamente uma pós-graduação nessa área, aqui no Campus Itaperuna. Ano passado, essa demanda ficou muito clara na fala dos alunos que passaram pela extensão, principalmente porque não há pós-graduação gratuita aqui na cidade. Estamos muito comprometidos em poder estruturar essa formação em nosso campus", ressalta Fernanda Huguenin.

Além da aprovação do novo curso FIC, os conselheiros do Campus Itaperuna também aprovaram o projeto pedagógico do curso superior de Licenciatura em Química no campus. A oferta de vagas, entretanto, ainda terá que ser aprovada em instâncias superiores do IFFluminense. Essa foi a terceira reunião do Conselho de Campus do IFFluminense Itaperuna, após a posse de seus novos integrantes.