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Inscrições abertas para bolsas de monitoria e apoio tecnológico no campus Itaperuna

por Comunicação Social campus Itaperuna publicado 23/06/2016 16h09, última modificação 23/06/2016 16h19
As bolsas são de R$ 250 mensais, para 12 horas semanas de atuação, e podem concorrer alunos de cursos técnicos e de nível superior
Inscrições abertas

Estão abertas, até 1º de julho, as inscrições para alunos do do IFFluminense Itaperuna concorrerem a bolsas em Projetos de Ensino, nas modalidades Monitoria e Desenvolvimento Acadêmico e Apoio Tecnológico. Os interessados devem preencher a ficha disponível no Protocolo, na recepção do campus. As bolsas são de R$ 250 mensais, para 12 horas semanas de atuação. Podem se candidatar estudantes dos cursos técnicos e de nível superior.

Veja os projetos com vagas disponíveis:

Monitoria de Português: leitura, análise linguística e estudo literário (2 vagas)
Orientador: Joane M. P. Caetano
Resumo: Com fins de suporte à ação educacional, a monitoria mostra-se como medida atenciosa à qualidade do ensino, no intuito de colaborar com o êxito dos alunos durante o processo de ensino-aprendizagem, na medida em que sirva de auxílio para o aprofundamento dos estudos, suporte diante das dúvidas e espaço para (re)construção do conhecimento. Pode-se verificar a essencialidade de aulas de monitoria de português diante de sua abrangência de componentes curriculares, uma vez que, concomitantemente, serve de apoio e se inter-relaciona às subáreas de Leitura, Linguística (Gramática) e Literatura. A atividade do monitor de português corresponderá à formação de grupos de estudo, a aprofundamento teórico através da capacitação continuada mediante diálogo com os professores e das disciplinas e a atividade extraclasse como os Encontros sobre Confecção de Texto Acadêmico. A metodologia de avaliação constitui-se de acompanhamento das atividades do monitor através de relatório semanal enviado via planilha no Google Drive e de outros critérios individuais de avaliação. Espera-se, a partir das atividades de monitoria, que haja ganhos para o monitor, tendo em vista as várias possibilidades de aprimoramento acadêmico-científico-cultural e par aos demais envolvidos com o projeto, repercutindo, assim, na minimização dos índices de retenção nas três disciplinas da área de Linguagem e das ocorrências de evasão escolar no campus.

Monitoria de Biologia e Microbiologia (2 vagas)
Orientador: Marianna Machado Xavier
Resumo: Monitoria é uma atividade discente, um recurso extra para a formação acadêmica, que tem como objetivo auxiliar o professor, com grupos de estudantes, na procura da melhoria da qualidade do ensino. Pretende também intensificar e assegurar a cooperação entre estudantes e professores nas atividades básicas da escola relativas ao ensino, ou seja, complementar o trabalho do professor. Neste contexto, este projeto pretende que a monitoria seja um instrumento favorecedor na formação dos alunos na área de biologia e microbiologia, facilitando o processo de formação de ensino aprendizagem.

Monitoria de Algorítimo (1 vaga)
Orientador: Fabiano de Oliveira Prado
Resumo: O monitor da disciplina de algoritmo será responsável por apresentar conteúdos que auxiliem os alunos que apresentem dificuldade s na disciplina em questão, em uma primeira etapa deverá ser usado apenas conteúdos teóricos sem o uso de qualquer equipamento tecnológico. Por fim será necessária a utilização de computadores, pois, neste momento, será aplicado o uso da linguagem de programação, mais especialmente a linguagem PASCAL.

Monitoria de Eletricidade CC/CA do curso de Eletrotécnica (1 vaga)
Orientador: Elias Freire de Averedo
Resumo: O projeto em tela visa proporcionar um espaço adicional de aprendizagem, mediante a consolidação de conhecimentos e resolução de exercícios, representado por atividades de monitoria da disciplina Eletricidade Corrente Contínua/ Corrente Alternada do curso de Eletrotécnica. A atividade do monitor corresponderá à formação de grupos de estudo, a aprofundamento teórico através de capacitação continuada mediante diálogo com os professores da disciplina e a atividades extraclasses como os encontros para a resolução de exercícios. Espera-se, a partir das atividades de monitor, que haja ganhos para o monitor, tendo em vista as várias possibilidades de aprimoramento acadêmico, científico e cultural, e para os demais envolvidos com o projeto, repercutindo, assim, na minimização dos índices de retenção na disciplina em tela.

Monitoria de Cálculo (1 vaga)
Orientador: Maurício de Oliveira Horta Barbosa
Resumo: O projeto consiste em ofertar monitoria na disciplina de cálculo do primeiro período de curso de Sistema de Informação. O monitor prestará auxílio na resolução de exercícios e atividades da disciplina. Pretende-se também desenvolver algum tipo de ajuda virtual, que permita um auxílio não presencial, que atinja alunos que não possam comparecer em horários da monitoria, já que o curso funciona em horário noturno.

Monitoria de Língua Portuguesa (1 vaga)
Orientador: Gustavo Machado Costa
Resumo: Este projeto tem por objetivo refletir sobre a importância da metacognição no desenvolvimento de competências/habilidades relacionadas a leitura e escrita. Busca-se por meio da elaboração de atividades que mobilizem aspectos favoráveis a uma autorregulação da aprendizagem, estimular no aluno a capacidade de compreender e monitorar os processos subjacentes ao ato de ler/escrever.

Monitoria de Eletrônica Analógica II (2 vagas)
(Projeto aprovado após recurso - http://goo.gl/MFBkqp) 
Orientador: Marcos Felipe S. Rabelo
Resumo: O projeto consiste na parceria com o bolsista para apoio e suporte ao professor nas aulas práticas de eletrônica analógica e automação. Com isso haverá melhor atendimento aos estudantes tanto durante as aulas práticas como em outros horários. Outro objetivo do projeto será a manutenção e organização dos laboratórios e criação dos materiais didáticos, não apenas para as disciplinas técnicas da eletrotécnica, mas também as propedêuticas e outras áreas técnicas presentes no campus.


Desenvolvimento de Aplicações de Hipermídia, Comunicação e Expressão e Fundamento de Bancos de Dados (1 vaga)
Orientador: Rajan Lima Simões
Resumo: O projeto prevê a criação, organização e publicação de produções multimídia do campus Itaperuna, como vídeos e arquivos de áudio, utilizando ferramentas digitais já disponíveis gratuitamente, além de criar novas ferramentas e métodos, internamente, para atender demandas específicas. A proposta é, ao longo de 2016, possibilitar que as produções já feitas no IFFluminense Itaperuna possam estar acessíveis à comunidade, por meio da internet , e também dentro do próprio campus, Por meio de um banco de dados estruturado de forma a facilitar a busca do material arquivado.

Programação Orientada a Objetos (2 vagas)
Orientador: Wladimir Navega Gonçalves
Resumo: O projeto busca sanar as necessidades específicas de desenvolvimento de softwares no campus Itaperuna, produzindo ferramentas que irão auxiliar os setores administrativos e educacionais na desburocratização e automação de suas tarefas cotidianas.

Rede de Computadores/ Segurança da Informação (2 vagas)
Orientador: Alex Tavares Silva
Resumo: O projeto busca melhorar os serviços de TI disponibilizados no campus Itaperuna, implementar novas ferramentas de segurança da informação, assim como atualizar e modificar as antigas, adequar a infraestrutura de rede do campus às normas técnicas de cabeamento estruturado e aprimorar a gestão de redes e da segurança da informação.

Manutenção de Computadores (1 vaga)
Orientador: Rafael Lugão Magalhães
Resumo: Este projeto visa ensinar aos bolsistas sobre ações práticas de manutenção de computadores, possibilitando o aprendizado de instalação e manutenção de hardwares e softwares.

Introdução ao Suporte Remoto (2 vagas)
Orientador: Miguel de Oliveira Vellasco
Resumo: O projeto busca implantar no campus Itaperuna, um sistema de suporte remoto para auxiliar no atendimento aos usuários dos serviços de TI, proporcionando uma maior rapidez e agilidade nos primeiros atendimentos.

Eletrônica Analógica II
Orientador: Pedro Henrique C. B. Dágola
Resumo: O Projeto consiste na parceria com o bolsista que irá prover o apoio necessário na disciplina de eletrônica analógica durante as aulas práticas de forma a colaborar com o professor no direcionamento das atividades de forma segura. Vale ressaltar que as atividades realizadas nessa disciplina, em toas as aulas práticas envolvem circuitos ligados diretamente à rede elétrica. Por isso, são aulas de certo risco e exigem muita atenção e suporte em sua realização. Logo, o professor necessita do suporte proporcionado pelo bolsista que irá estudar e realizar as atividades previamente com o professor coordenador, de forma a possibilitar sua atuação nas aulas práticas. Essa preparação, também o capacitará para auxiliar na elucidação das dúvidas que possam surgir tanto nas aulas práticas como em conteúdos apresentados em sala de aula. Outro suporte que será fornecido pelo bolsista será a manutenção da organização do laboratório e também na preparação dos equipamentos antes e após as aulas práticas.

Técnicas de Programação ou Algoritmo e Estruturas de Dados (2 vagas)
Orientador: Michelle Maria Freitas Neto
Resumo: Como preparar o ambiente escolar para atrair o interesse desses alunos cada vez mais conectados a uma série de recursos digitais e usar efetivamente esses novos dispositivos como aliados na aprendizagem em sala de aula? Essas são questões que motivam a direção do IFFluminense Itaperuna a propor a criação de um espaço diferenciado de ensino-aprendizagem, voltado para essas novas necessidades e que pudesse servir como objeto de estudo para futuras discussões sobre mudanças no contexto escolar. O primeiro resultado veio em março de 2015, com a inauguração da Tecnoteca. Este primeiro ano de trabalho compreendeu a fase de implantação do ambiente, colocando de fato a sala a funcionar, treinar e apresentar os recursos disponíveis a toda a comunidade escolar e abrir as portas do campus, possibilitando também o acesso de estudantes de escolas das redes estadual e municipais da região. Agora, nesta segunda fase, a proposta é consolidar as atividades desenvolvidas na Tecnoteca, proporcionando meios para que professores e alunos do Instituto possam ter aulas diferenciadas, usando os recursos disponíveis. Para isso, está prevista nessa fase do projeto o estímulo à criação de aplicativos por parte dos alunos, conforme demandas locais, além da pesquisa de aplicativos já existentes na rede gratuitamente, que possam formar uma espécie de biblioteca para ser consultada pelos professores, facilitando assim a busca por material específico para as aulas, no dia a dia, das disciplinas propedêuticas e técnicas do Instituto.

Eletrônica Digital/Sistemas Digitais (1 vaga)
Orientador: Mariana Aguiar Massote
Resumo: O projeto visa o auxílio de um aluno às aulas práticas de Eletrônica Digital e Sistemas Digitais, participação em projetos e apoiando o professor na transformação das aulas em uma linguagem mais acessível aos alunos. Além disso, o desenvolvimento pessoal, e a valorização do aluno como futuro profissional técnico, aprimorando sua capacidade de expressão e sua base teórica e prática já adquirida anteriormente nas disciplinas cursadas.

Mecânica/Administração (1 vaga)
Orientador: Paulo Vitor Chagas
Resumo: Este projeto tem por finalidade ajudar no desenvolvimento prático do bolsista dentro de sua área de atuação, utilizando ferramentas da administração ( inventário, checklist). Seguindo a tendência das empresas de padronizar, roteirizar e inventariar, as atividades dentro do projeto serão: preparar um inventário do laboratório de usinagem, criar um checklist para início de operação nos tornos mecânicos, fresadora e outras ferramentas que existam no laboratório de mecânica aumentando a segurança do operador. Confeccionar um tipo de manual para a correta operação das máquinas que possuímos.

Administração (1 vaga)
Orientador: Paulo Vitor Chagas
Resumo: Este projeto tem por finalidade ajudar no desenvolvimento prático do bolsista dentro de sua área de atuação. Utilizando ferramentas da administração, como: ciclo PDCA ( Planejar/plan, Executar/do, Verificar/check, Agir/action) que organiza um plano de trabalho em etapas com fases a serem seguidas, Fluxograma ( organiza com símbolos, traços e setas, passo a passo de um processo) e o 5S ( Senso de utilização, Senso de ordenação, Senso de limpeza, Senso de saúde, Senso de disciplina) que visa tornar o ambiente mais organizado possível , seguro e limpo. Com a implementação destas, o projeto visa melhorias na qualidade. O projeto pretende observar e avaliar a princípio os laboratórios do parque acadêmico. Com isso, aumentar a segurança, proporcionar um ambiente para aulas práticas mais didáticas, dinâmicas e seguras.

O edital completo da seleção pode ser acessado AQUI.

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