CAMPUS ITAPERUNA

Pesquisa e Extensão

Projeto IFFolha, do Campus Itaperuna, lança podcast com dicas de Redação para o Enem

por Jornal IFFolha* com Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 13/04/2020 10h04, última modificação 27/04/2020 12h07
A primeira aula está disponível nas plataformas Spotify e Anchor com dicas sobre as cinco competências avaliadas nas redações do Enem.
Podcast IFFolha

O IFFolha Itaperuna — projeto de pesquisa e extensão desenvolvido no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna — acaba de lançar um podcast com dicas para quem está se preparando para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A primeira aula está disponível nas plataformas Spotify e Anchor, com dicas sobre Redação. Veja os links diretos com os podcasts:

Podcast 1 - "Dicas de Redação"

Podcast 2 - "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil"

O primeiro podcast fala sobre as cinco competências avaliadas nas redações do Enem, com o objetivo de atender às demandas dos alunos do 3º ano e dos treineiros no período de suspensão das aulas, podendo ser utilizado também durante o período letivo. Nos próximos episódios, pretende-se compartilhar dicas e comentar redações enviadas por alunos e ex-alunos do campus. A ideia de trabalhar com podcasts no projeto se justifica pela observação de que, na atualidade, tem se propagado cada vez mais o consumo desse tipo de mídia no meio acadêmico.

De acordo com a coordenadora do projeto, a professora de Língua Portuguesa Fabiana Castro Carvalho de Barros, a criação de podcasts já estava prevista na atualização do projeto IFFolha Itaperuna quando foi feita a submissão da proposta no último edital de extensão do IFF.

"A ideia está sendo colocada em prática agora especialmente motivada por essa situação que temos vivido de isolamento social e suspensão das aulas em função da pandemia de COVID-19. Estamos colocando em prática as orientações das Pró-Reitorias de Ensino, de Pesquisa e de Extensão, investindo no projeto que permite ações que vinculam a tríade ensino/pesquisa/extensão”, explica.

Levando em consideração a tradição de publicar os textos dos alunos e ex-alunos nas paginas do projeto em redes sociais como Instagram e Facebook, o novo meio de comunicação do projeto, o Spotify, busca promover uma conexão entre o instituto e a comunidade tanto interna quanto externa.

*Texto redigido pelos bolsistas Isabella Meira Glória da Silva (3º ano do Curso Técnico Integrado em Administração), Gabriely da Silva Brito (3° ano do Curso Técnico Integrado em Administração) e João Gabriel de Souza Schelck (2º ano do Curso Técnico Integrado em Informática), com revisão da Comunicação Social do Campus Itaperuna.