CAMPUS ITAPERUNA

Arte e Cultura

Mostra de Cinema e Direitos Humanos tem exibição de filmes em Itaperuna até quinta-feira, dia 16

por Comunicação Social campus Itaperuna publicado 14/06/2016 17h43, última modificação 14/06/2016 17h44
Evento é realizado na Tecnoteca, com a exibição de uma série de produções nacionais, entre filmes de ficção e documentários, seguidas de debates
Mostra de Cinema tem exibição de filmes em Itaperuna

A 10ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Mundo tem exibição de filmes no campus Itaperuna

A programação da 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo segue até esta quinta-feira (16/06), no IFFluminense Itaperuna, com a exibição de uma série de produções nacionais, entre filmes de ficção e documentários, seguidas de debates, na Tecnoteca. O evento é gratuito e aberto ao público. O encerramento está marcado para sexta-feira (17/06), com apresentações culturais.

Veja a programação desta semana:

QUARTA-FEIRA (15/06)
13h20min às 15h - Documentário “Porque temos esperança”, Susanna Lira
Mostra a jornada de uma mulher pernambucana (Marli) e sua rejeição a tudo aquilo que parece não ter jeito. Vivendo profundos dilemas na vida pessoal e na tentativa de reconstruir outras vidas, ela inicia uma trajetória pelos presídios de Recife, na intenção de que pais reconheçam seus filhos. Experimentando na própria pele a solidão, Marli nos mostra que o afeto pode ser redentor e que a falta de esperança é o mal mais intolerável para o ser humano.
Temática: Registro civil de nascimento

15h20min às 16h10min - Documentário “Abraço de Maré”, Victor Ciriaco
O dia a dia de quem mora em um centro urbano é sempre atribulado. Porém, bem no meio disso tudo, cinco pessoas vivem na mais pura sintonia entre a natureza e a cidade. Do asfalto ao mangue, o curta-metragem documental traz para a tela a história de vida de uma família ribeirinha, que mora em uma casa de taipa às margens do rio Potengi. Esse filme nos leva a refletir sobre essa dualidade e sobre o quanto a realidade que nos parece ser tão distinta nos é, na verdade, tão próxima.
Temática: Combate à pobreza/ Direito à educação

16h10min às 17h - Documentário “Do meu lado”, Tarcísio Lara Puiati
As vidas de duas vizinhas, uma umbandista e uma protestante, começam a se cruzar quando uma infiltração abre um buraco na parede que divide suas casas.
Temática: Diversidade religiosa

18h às 19h - Documentário “O muro é o meio”, Eudaldo Monção Jr.
O documentário aborda pichações de protesto gravadas nos muros da Universidade Federal de Sergipe. São gritos de revolta pela falta de segurança no campus, estrutura e qualidade de ensino. As pichações são mostradas como formas de indignação, reivindicação e também de comunicação contra a apatia das paredes brancas que abafam os conflitos socioculturais.
Temática: Direito à participação política

QUINTA-FEIRA (16/06)
13h20min às 14h10min - Documentário “Do meu lado”, Tarcísio Lara Puiati
Temática: Diversidade religiosa

15h20min às 16h10min - Documentário “O muro é o meio”, Eudaldo Monção Jr.
Temática: Direito à participação política

16h10min às 17h - Documentário “Do meu lado”, Tarcísio Lara Puiati