CAMPUS ITAPERUNA

Estágios

Nota Oficial da Direção Geral do IFF Itaperuna sobre estágio durante o período de APNP

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 03/02/2021 15h04, última modificação 03/02/2021 15h21
Direção geral emitiu nota de esclarecimento sobre possibilidades de atuação de estudantes do campus como estagiários em atividades não presenciais.
Nota Oficial

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna retomou o seu calendário letivo no dia 25 de janeiro de 2021, em regime de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP), dando continuidade ao planejamento curricular dos cursos construído em 2020.

Dentre as diversas limitações impostas por esse tempo de pandemia, estão as atividades presenciais dos estágios curriculares supervisionados. Em 24 de setembro de 2020o IFF publicou a instrução normativa nº 2, que dispôs sobre a realização das atividades de estágios obrigatórios exclusivamente na forma não presencial.

No entanto, fez necessário discutir internamente, em consonância com a realidade local, sobre a realização de eventuais atividades de estágios quando estes não são obrigatórios nos projetos pedagógicos dos cursos, como majoritariamente ocorre no Campus Itaperuna.

Sendo assim, o Conselho do Campus Itaperuna deliberou, em reunião no dia 11 de dezembro de 2020, que somente poderão ocorrer atividades de estágio dos cursos do campus que puderem ser executadas de forma não presencial, com o principal objetivo de preservar a vida dos nossos estudantes, bem como de seus familiares.

Havendo oportunidades de celebração de contratos de estágios pelos estudantes, deverão ser submetidos ao campus (pelo e-mail oportunidades.itaperuna@iff.edu.br) para prévia aprovação o Termo de Compromisso de Estágio e o Plano de Atividades de Estágio, para análise técnica da coordenação ou colegiado do curso sobre a coerência das atividades descritas no plano com a possibilidade de sua execução de forma não presencial no ambiente de trabalho da concedente.

Campus Itaperuna compreende e se sensibiliza com toda a comunidade estudantil neste momento em que cada vez mais desafios são postos com relação às oportunidades de estágio e da fundamental importância dessas atividadessejam na formação do estudante ou como fonte de renda. Porém, o tempo pandêmico requer decisões que priorizem o cuidado com a saúde e vida da nossa comunidade acadêmica e, por consequência, da nossa sociedade.

Agradecemos antecipadamente a compreensão de todos os estudantes e, tão logo seja possível o retorno seguro às atividades presenciais, retomaremos também com a rotina convencional dos procedimentos de estágios.

Direção Geral do IFF Itaperuna