CAMPUS ITAPERUNA

Notícias

Neabi

Novembro Negro debate (re)existências negras de 11 a 13 de novembro no IFF Itaperuna

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 08/11/2019 20h26, última modificação 08/11/2019 20h32
Programação do evento inclui mesas de debate, rodas de capoeira, apresentações culturais e oficinas temáticas.
Novembro Negro no IFF Itaperuna

De 11 a 13 de novembro, o Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna, por meio de seu Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), realizará o 5º Novembro Negro, evento com programação diversificada, voltada à valorização da produção cultural de movimentos sociais e à abordagem de questões da política de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro, da violência contra a população negra, dos direitos humanos e da formação de novas lideranças sociais e culturais, além de ter objetivo de reafirmar as parcerias com os movimentos sociais locais.

O tema deste ano é "(Re)existências negras: perspectivas e tensionamentos num mundo em transformação". Segundo o coordenador do Neabi no Campus Itaperuna, o professor de Artes Marcelo Cucco, num mundo em constante transformação, cabe indagar: qual é a atuação de cada um de nós nesses novos contornos políticos que se formam?

"Surge, assim, a necessidade de nascerem novas existências focadas em trazer outros tensionamentos que façam frente a esses novos tempos — quase sempre turbulentos. Nessa perspectiva, o 5º Novembro Negro procura refletir sobre a necessidade de (re)existir, ou seja, reexistir para existir. Não se trata de se adaptar às condições adversas que surgem, mas de compreender em que medida precisamos dialogar — e tensionar — um ambiente político, muitas vezes, hostil à diversidade e à criatividade", ressalta.

O evento acontece no IFF Itaperuna (BR 356, km 3, Cidade Nova) e é aberto ao público. Veja a programação completa:

Segunda-feira (11/11)

14h - Caxambu Herdeiros de Maria (Quilombo do Cruzeiro de Cima)

15h - Coletivo Pérolas Negras
Slam / Duelo de Hip Hop / Performance

18h30 - Mesa de abertura: Política de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro e aumento da violência contra população Negra
Dani Monteiro (deputada estadual) e José Luís Ribeiro (presidente do Moabi). Mediação: Marcelo Cucco (coordenador do Neabi IFF Itaperuna)

20h - Roda de Capoeira e Maculelê (Mestre Cabeça e Associação Sinhá Bahia de Capoeira)


Terça-feira (12/11)

14h – Oficinas:
Serigrafia (Prof. Marcelo Cucco)
Teatro (Coletivo Jaçanã)
Pintura (Prof. Angelice Lopes)
Dança afro (Marlene Oliveira - Moabi)


Quarta-feira (13/11)

14h - Performances e debate

18h30 - Mesa de debate - Educação em Direitos Humanos: Perspectivas Transformadoras
Diogo R. Lima (Diretor de Projetos da superintendência da Igualdade Racial da prefeitura de Campos), Gabriel Viente (Graduando em Direito), Ícaro Resurreição (técnico em Administração) e Jessica Barbosa (Graduanda em Psicologia). Mediação: Marcelo Cucco e Rafael Alves (professores do IFF Itaperuna)