CAMPUS ITAPERUNA

Parcerias

Núcleo de Agroecologia do IFF Itaperuna faz doação de insumos para projetos de Química e Teatro

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 04/04/2018 10h12, última modificação 04/04/2018 10h12
Laboratório de análises recebeu reagentes químicos, enquanto grupo de teatro passou a contar com novos itens de maquiagem para suas apresentações
Núcleo de Agroecologia

O Núcleo de Agroecologia fez a entrega de insumos a projetos parceiros

Contemplado com recursos financeiros de uma chamada pública do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Agricultura, o projeto "Implantação do Núcleo de Agroecologia e Produção Orgânica no Campus Itaperuna do Instituto Federal Fluminense e a Contribuição para o Desenvolvimento Sustentável da Região Noroeste" está auxiliando também no desenvolvimento de outros projetos do campus. A coordenação do núcleo fez a doação, neste mês de março, de insumos para o Grupo de Teatro Parada Artística e para o Núcleo de Pesquisas Laqua: Laboratório de Análises Químicas, ambos parceiros do grupo de Agroecologia no desenvolvimento de atividades técnicas e educativas.

Para a área de Química, os recursos foram usados na compra de reagentes e material de consumo necessários para o desenvolvimento de pesquisas na área Agroambiental. Segundo o coordenador do Núcleo de Agroecologia e professor de Física do Campus Itaperuna, Adriano Ferrarez, a ideia é reforçar linhas de pesquisa e extensão voltadas para o estudo de preparos químicos que não utilizem veneno e não prejudiquem a saúde.

"Estamos atuando junto a um grupo de produtores locais, e nossa ideia é realizar análise de solos e de água para eles, em parceria com o Núcleo de Pesquisas Laqua. Os novos reagentes serão fundamentais também nesse trabalho. É uma contrapartida que o grupo de Agroecologia está dando em prol do desenvolvimento do campus e de nossa região, que enfrenta um problema sério de êxodo rural. Mas temos um grupo de produtores que está resistindo, e a agroecologia é uma saída muito importante para esses agricultores", ressaltou o professor Adriano Ferrarez.

Já o grupo de teatro recebeu, por meio de doação do Núcleo de Agroecologia, um conjunto de itens de maquiagem para serem usadas em suas encenações. Os dois projetos atuam em parceria em ações educativas, com a apresentação da peça "Agro É". A entrega do material foi feita pelo servidor Eduardo Lucindo da Cunha, que integra o grupo de Agroecologia, à coordenadora do Parada Artística, a pedagoga do campus Gleiciane Lage.

"Essa doação vai ajudar na peça 'Agro É', mas também resolverá um problema antigo que é ter maquiagem própria para diferentes tons de pele, desde os mais claros até os mais escuros. Isso é fundamental em termos de inclusão para nossos alunos dentro do grupo teatral", explicou Gleiciane Lage.

A peça "Agro É" retrata desafios vividos por produtores rurais e já foi encenada pelos alunos em eventos no Campus Itaperuna, além de Cambuci e Bom Jesus do Itabapoana.

O Núcleo de Agroecologia do Campus Itaperuna está em seu terceiro ano de atividades. Além da atuação com os produtores locais, o projeto também desenvolveu ações com alunos do Curso Técnico Integrado em Química, ao longo do ano passado, por meio da disciplina Projeto Integrador, ministrada pelo professor de Geografia Filipe Garcia.

"Fazer essa interface do Projeto Integrador com a temática da Agroecologia - que é multidisciplinar - dentro do Curso Técnico em Química foi muito proveitoso, pois conseguimos discutir uma série de questões, como o espaço agrário brasileiro, a luta dos movimentos sociais por um acesso mais justo à terra, os tipos de manejo agroecológicos, tipos de solo, plantas e a biodiversidade. É uma temática muito rica. Os alunos ainda tiveram a oportunidade de visitar uma propriedade de cultivo orgânico, onde aprenderam sobre compostagem e viram, na prática, vários conceitos que discutimos em sala de aula", explicou o professor Filipe Garcia.