CAMPUS ITAPERUNA

Gestão

Professor Filipe Ribeiro de Castro é eleito diretor-geral do Campus Itaperuna

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 11/12/2019 23h13, última modificação 11/12/2019 23h39
Votação aconteceu nesta quarta-feira, dia 11, e teve a participação de alunos e servidores técnico-administrativos e docentes.
Votação no Campus Itaperuna

O professor Filipe foi eleito novo diretor-geral do campus

O professor Filipe Ribeiro de Castro foi eleito, nesta quarta-feira (11/12), para o cargo de diretor-geral do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna na Gestão 2020-2024. Filipe recebeu 53,7% dos votos, enquanto seu adversário, Luiz Maurício Monteiro, teve 25,7%. O número de votos brancos, nulos e abstenções foi de 20%.

A votação aconteceu das 9h às 21h, com o uso de urnas eletrônicas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em seções montadas em salas do Bloco B. Tiveram direito a voto os alunos dos cursos técnicos e superiores com matrícula ativa e os servidores técnico-administrativos e docentes lotados do campus. As Eleições 2019 do IFF aconteceram de forma simultânea nos 11 campi e, além dos diretores-gerais, definiu o reitor do Instituto para a Gestão 2020-2024.

Os percentuais de votos, por segmento, foram:

PROFESSORES
Filipe - 44 votos
Luiz Maurício - 26 votos

TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS
Filipe - 31 votos
Luiz Maurício - 12 votos

ALUNOS

Filipe - 463 votos
Luiz Maurício - 214 votos

Filipe Ribeiro de Castro é professor da área de Mecânica do IFF Itaperuna desde setembro de 2010, tendo coordenado o Curso Técnico Concomitante em Eletromecânica do
campus, entre os anos de 2015 e 2017, e o Curso Técnico Concomitante em Mecânica, entre 2017 e 2019. Ainda durante a campanha, o novo diretor-geral definiu sua futura equipe de diretores, que tem o professor João Felipe Barbosa Borges anunciado como Diretor de Ensino e Aprendizagem; a professora Josane Alves Lessa como diretora de Pesquisa, Extensão e Políticas Estudantis; e o servidor técnico-administrativo Leandro Arêas Mendes mantido como diretor de Administração e Infraestrutura. O plano de gestão publicado por Felipe Ribeiro de Castro pode ser acessado AQUI.

Estreia nas urnas
Entre muitos dos alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, o processo eleitoral do IFF foi também a primeira experiência numa eleição. Ao longo do último mês, eles tiveram a oportunidade de participar de debates entre os candidatos, ouvir propostas e vivenciar de perto as campanhas eleitorais, além de utilizarem as mesmas urnas eletrônicas que o TSE disponibiliza para as eleições de prefeito, governador e presidente no país.

"É uma experiência nova, que tem nos deixado ansiosos, mas que é muito interessante para todos nós, porque estamos tendo a oportunidade de escolher a pessoa que estará a frente do nosso campus e que tomará uma série de decisões que terão impacto diretamente sobre nós nos próximos anos. Confesso que não foi uma decisão fácil a escolha de em qual candidato votar. Na minha turma, optamos por conversar com os dois candidatos para conhecermos os planos de cada um, avaliarmos a viabilidade do que estava sendo proposto e tomarmos uma decisão mais consciente", contou Breno Silva Oliveira, aluno do Curso Técnico em Eletrotécnica, que aos 17 anos participa pela primeira vez de um processo eleitoral.

A posse do novo diretor-geral do Campus Itaperuna está prevista para abril de 2020. Mais informações sobre as Eleições 2019 estão disponíveis no site www.iff.edu.br.