CAMPUS ITAPERUNA

Notícias

Ensino Remoto

Professores do IFF Itaperuna iniciam suas aulas por meio de Atividades Pedagógicas Não Presenciais

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 28/09/2020 07h20, última modificação 28/09/2020 07h22
Após Semana de Acolhimento, alunos dos cursos técnicos e superiores do campus começam a realizar atividades síncronas e assíncronas nesta segunda-feira, dia 28.

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna dá início, nesta segunda-feira, dia 28 de setembro, às aulas síncronas e assíncronas das disciplinas oferecidas, neste primeiro módulo de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP), para seus cursos técnicos e de nível superior. Os estudantes devem acessar as salas virtuais pela plataforma EaD do IFF (Moodle), no site https://ead2.iff.edu.br.

As atividades síncronas são aquelas que ocorrem a partir de interação simultânea entre os participantes, como videochamadas, lives, chats ao vivo, webconferências e plantões de dúvidas, enquanto as assíncronas são todas as atividades que ficam acessíveis para realização pelo estudante a qualquer momento, tais como videoaulas gravadas, fóruns, podcasts, jogos e simuladores educativos, textos e slides para leitura, apostilas, listas de exercícios, filmes e estudos dirigidos, entre outras.

Veja AQUI as respostas para as perguntas mais frequentes sobre as APNP no IFF Itaperuna

Este primeiro módulo vai até 6 de novembro, enquanto o segundo terá duração de 9 de novembro a 18 de dezembro. Aqueles que ainda não estão ambientados ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) podem participar de um curso de ambientação disponível na própria plataforma, com acesso direto pelo link https://bit.ly/335BnK1.

É possível acessar a grade de horários das aulas síncronas na Página de Acompanhamento das APNP do IFF Itaperuna, pelo link https://bit.ly/337M4M2. No mesmo endereço estão disponíveis o calendário letivo, uma lista de contatos de coordenações e professores, os horários de realização das dependências, uma relação de perguntas e respostas frequentes e informações sobre o Regime Especial de Acompanhamento das APNP, entre diversas outras.

Na sexta-feira, 25 de setembro, a Direção de Pesquisa, Extensão e Políticas Estudantil divulgou a relação de alunos que receberão material de suporte (impresso ou pendrive) nesta primeira fase de APNP. A listagem foi feita a partir de um mapeamento da Assistência Estudantil, com base na pesquisa sobre acesso digital realizada com os alunos em junho deste ano. O material será entregue na residência dos estudantes, a partir do dia 1º de outubro. Veja AQUI a relação e mais informações sobre o Regime Especial de Acompanhamento das APNP.

Semana de Acolhimento

O calendário letivo no campus foi retomado oficialmente na segunda-feira passada, 21 de setembro, na Semana de Acolhimento. O evento foi realizado por meio de lives, com transmissão pelo IFF Tube Campus Itaperuna, em que os estudantes puderam acompanhar apresentações como "O calendário letivo foi aberto. E agora? Por dentro das APNP", "Pesquisa, Extensão, Bolsas e Auxílios do IFFluminense: ações da DIRPEXPE e do NAE durante a pandemia", "Setembro Amarelo e sua possibilidade de repensar a Saúde Mental", "Dos livros aos troféus: uma questão de oportunidades e escolhas" e "Estudos e Ensino Remoto: As principais técnicas e ferramentas que você, estudante, precisa conhecer". As gravações estão disponíveis no link https://bit.ly/3kZybG9.

O IFF Itaperuna continua com suas atividades presenciais suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 98810-7097 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br.