CAMPUS ITAPERUNA

Extensão

Projeto de inclusão digital do IFF Itaperuna é aprovado em seleção nacional com foco em Economia 4.0

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 30/10/2020 20h05, última modificação 30/10/2020 20h53
O 'Maleta de Ferramentas 4.0' receberá R$ 123 mil para ofertar cursos voltados ao desenvolvimento de competências relacionadas ao uso das tecnologias digitais, empreendedorismo e inovação em escolas.
Robótica no IFF Itaperuna

O ensino de robótica é um dos que fazem parte da trilha formativa do projeto

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna teve um projeto de inclusão digital selecionado, entre propostas enviadas por toda a Rede Federal, para receber recursos por meio do edital de apoio à Iniciação Tecnológica com foco na Economia 4.0, do Programa Novos Caminhos, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Coordenado pelo professor da área de Informática Orlando Júnior, o "Maleta de Ferramentas 4.0" tem como foco a oferta de cursos e oficinas a alunos de escolas públicas, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de suas habilidades e competências relacionadas ao uso das tecnologias digitais, ao empreendedorismo e à inovação, como robótica, pensamento computacional, realidade virtual e aumentada e inteligência artificial.

O projeto do IFF Itaperuna ficou entre os 60 aprovados para receber o financiamento de R$ 123.666,77, cada um, para o desenvolvimento das atividades previstas, incluindo infraestrutura e pagamento de bolsas. Antes de concorrer com propostas de todo o Brasil, o "Maleta de Ferramentas 4.0" já havia sido pré-selecionado numa chamada interna junto com outros sete projetos do IFF. Além de Itaperuna, os campi Cambuci e Quissamã também foram contemplados na seleção final.

Segundo o professor Orlando Júnior, que também é coordenador de Integração e Inovação do IFF Itaperuna, as ações serão desenvolvidas, inicialmente, em turmas do 7° ao 9° ano de uma escola municipal de Natividade, cidade próxima a Itaperuna. A previsão é que o projeto tenha duração de dois anos.

"Nosso grande objetivo é levar um maior conhecimento tecnológico para estudantes da rede municipal. Quando a gente fala de Economia 4.0, estamos falando desses novos saberes e habilidades, que serão trabalhados nas nossas aulas por meio de um ciclo formativo com etapas sobre negócio e empreendedorismo, realidades virtual e aumentada, pensamento computacional, robótica e inteligência artificial", explica Orlando Júnior.

Ainda de acordo com o professor, a proposta é misturar esses diferentes conhecimentos de forma que o participante adquira uma bagagem tecnológica forte e possa agir de forma prática em sua comunidade.

"Nas oficinas, serão usadas duas metodologias ativas: a aprendizagem baseada em projetos e a gamificação, como forma de aumentar o engajamento e tornar o processo mais lúdico, tendo os participantes como os protagonistas do processo de ensino e aprendizagem. Os alunos vão colocar a mão na massa e fazer eles próprios as pesquisas para, conforme forem avançando na trilha formativa, irem criando protótipos e produtos que formarão uma espécie de portfólio deles e os capacitará numa formação tecnológica no nível que a Economia 4.0 exige", ressalta.

A previsão é que os R$ 123 mil do financiamento concedido por meio do edital sejam investidos no pagamento das bolsas dos estudantes que participam do projeto, além da compra de equipamentos que serão usados durante as oficinas, como notebooks, óculos de realidade virtual, impressora 3D e kits de robótica.

A equipe do "Maleta de Ferramentas 4.0" é formada também pelos professores Jonnathan Carvalho, Mariana Gualhano, Marcos Rabelo, Michelle Maria Freitas Neto, Raphael Veloso e Tarcísio Marques, além dos alunos Abel Lucas Fonseca e Gabriel Vieira, do Bacharelado em Sistemas de Informação, e dos alunos Gabriel Bovi da Silva, do Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica, e Victor Hugo dos Santos, do Curso Técnico Integrado em Informática.

O IFF Itaperuna segue com suas atividades presenciais suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 98810-7097 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br. O calendário letivo no campus foi retomado em 21 de setembro, por meio de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP), cujas informações estão disponíveis na Página de Acompanhamento das APNP.