CAMPUS ITAPERUNA

Notícias

Extensão

Projeto Sabão Ecológico faz campanha para reciclar óleo de cozinha em Itaperuna

por Comunicação Social campus Itaperuna publicado 29/06/2016 19h56, última modificação 29/06/2016 19h59
Posto de coleta de óleo usado foi instalado na recepção do campus para recolher material que será enviado para reciclagem
Projeto Sabão Ecológico faz campanha para reciclar óleo de cozinha em Itaperuna

O posto de coleta foi instalado na recepção do campus Itaperuna

O IFFluminense Itaperuna está realizando, por meio do projeto de extensão "Sabão sustentável: reúso do óleo de frituras para produção de sabão", uma campanha para recolher e reciclar óleo de cozinha usado. Um posto de coleta está à disposição de alunos, servidores, funcionários terceirizados e comunidade externa na recepção do campus.

Segundo a professora de Química e coordenadora do projeto, Jéssica Rohem, serão feitas pesquisas de produção, no campus Itaperuna, para criar uma receita de sabão sustentável, dentro dos padrões de qualidade exigidos. A produção será feita em parceria com uma instituição beneficente.

Um dos principais objetivos do projeto é reduzir a quantidade de óleo descartado de forma inadequada no meio ambiente. O óleo vegetal utilizado nos processos de fritura está entre os materiais que representam riscos de poluição ambiental. Quando descartado na rede de esgotos, o óleo de fritura provoca obstruções na rede coletora e polui solos e rios. Um litro de óleo descartado contamina mil litros de água.

Comunicação Social campus Itaperuna