CAMPUS ITAPERUNA

Sábado letivo terá atrações do FestFIC

por Ascom Itaperuna publicado 09/07/2015 00h00, última modificação 29/03/2016 20h19
Campus Itaperuna terá oficinas práticas de dança, pintura, teatro, violão e técnica vocal, além de uma apresentação da Orquestra de Violões do campus Campos Centro.
FestFIC no campus Itaperuna

Oficina de dança com o projeto Voz do Corpo

O próximo sábado (11/07) será repleto de cultura no IFFluminense Itaperuna. É que o campus será um dos palcos do Festival Interuniversitário de Cultura (FestFIC), que termina neste fim de semana com atividades programadas em instituições públicas de nível técnico e superior de todo o estado.

Em Itaperuna, estão abertas as inscrições para interessados em participar de oficinas práticas de dança, pintura, teatro, violão e técnica vocal. O campus terá ainda uma apresentação da Orquestra de Violões do campus Campos Centro, sob regência do professor Victor Matos, a partir das 14h. As inscrições para as oficinas são gratuitas e podem ser feitas na recepção do IFFluminense Itaperuna.

Na segunda-feira (06/07) e  na terça-feira (07/07), o grupo de teatro Parada Artística foi uma das atrações do FestFIC. Os alunos do IFFluminense Itaperuna apresentaram a peça "Os deslocados" no Cefet-RJ de Itaguaí e no Cefet-RJ do Maracanã, no Rio.

Segundo a coordenadora do Parada Artística, a pedagoga do campus Itaperuna Gleiciane Lage, a participação no festival foi muito positiva.
"A melhor parte foi a possibilidade de fazer um intercâmbio, entre nossos alunos e os das outras instituições presentes. Ao fim das apresentações, aconteceram bate-papos com a platéia, que enriqueceram muito toda essa experiência", contou a coordenadora.

Em Itaguaí, onde a implantação de cursos integrados ao ensino médio é recente, os alunos puderam debater sobre a importância da arte na formação escolar. Já a apresentação feita no Cefet-RJ do Maracanã, que contou com a presença de uma instituição de apoio a deficientes, incluiu um bate-papo sobre aceitação e inclusão, que é o tema central da peça "Os deslocados".

Veja a seguir como serão as atividades no sábado letivo:

8h30min às 11h – OFICINA DE INICIAÇÃO À DANÇA CONTEMPORÂNEA – Oficinista: Andressa Teixeira Resumo: Oficina de dança contemporânea destinada à valorização de diferentes estilos musicais usando a linguagem corporal. Duração: 2h30min. Classificação: Livre. Número de vagas: 15.

8h30min às 11h - OFICINA DE INICIAÇÃO TEATRAL - Oficinista: Gleiciane Lage Soares Resumo: tem por objetivo introduzir os alunos no mundo do teatro, trabalhando conceitos básicos de atuação assim como habilidades de expressão corporal e fala. Duração: 2h e 30min. Classificação: Livre. Número de vagas: 15.

8h30min às 11h - OFICINA DE DANÇA: SAMBA E FORRÓ - Oficinista: José Mário. Resumo:  oficina destinada à aprendizagem dos ritmos samba e forró. Duração: 2h e 30min. Classificação: Livre. Número de vagas: 15.

8h30min às 11h – OFICINA DE INICIAÇÃO AO VIOLÃO - Oficinista: Alberto Lisboa. Resumo: Tem o objetivo de fornecer técnicas básicas de violão para leigos e noções de ritmo e afinação. Duração: 2h e 30min. Classificação: Livre. Número de vagas: 15.

8h30min às 11h – OFICINA DE TÉCNICA VOCAL - Oficinista: Fabiana Castro Carvalho. Resumo: Oficina direcionada às pessoas que buscam se inserir ou que já estejam inseridas no meio musical, oferecendo técnicas de melhor aproveitamento do potencial vocal, enfatizando a capacidade rítmica e afinação. Duração: 2h e 30min. Classificação: Livre. Recursos de . Número de vagas: 15.

10h às 13h – OFICINA DE PINTURA – Cria Arte Oficinista: Mara Cristina Pestana Amaral Resumo: Objetiva o desenvolvimento estético e artístico dos participantes: pesquisa de linha de tempo na arte; práticas de releituras com livre criação dos integrantes da oficina de pintura em papel utilizando técnicas de desenho com giz de cera, lápis de cor e tinta guache. Duração: 3h. Classificação: Livre. Vagas: 20.

14h – APRESENTAÇÃO MUSICAL: ORQUESTRA DE VIOLÕES do CAMPUS CAMPOS CENTRO IFFLUMINENSE - Regência: Professor Victor Matos. Resumo: Formada exclusivamente por alunos da Instituição. Apresenta um repertório eclético que vai desde gêneros populares brasileiros até a música de concerto. Duração: 40min. Classificação: Livre. Instituição: Coordenação de Arte e Cultura do campus Campos Centro e do campus Itaperuna IFFluminense.

IFF nas redes sociais:http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 09/07/15)