CAMPUS ITAPERUNA

Gestão

Secretário estadual de Educação se reúne com diretor do IFF Itaperuna e secretários municipais

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 14/10/2020 20h11, última modificação 14/10/2020 20h18
Encontro teve o objetivo de construir ações colaborativas entre as redes públicas de ensino e discutir formas de amenizar os efeitos causados por esse período de suspensão das atividades presenciais.
Reunião com o Secretário Estadual de Educação

A reunião aconteceu no Colégio Estadual Chequer Jorge, em Itaperuna

O diretor-geral do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna, Filipe Ribeiro de Castro, participou nesta terça-feira, dia 13 de outubro, de uma reunião com o secretário de Estado de Educação, Comte Bittencourt, além dos secretários de Educação dos municípios do Noroeste Fluminense e da coordenação regional da Secretaria Estadual de Educação (Seeduc), no auditório do Colégio Estadual Chequer Jorge, em Itaperuna.

O encontro teve o objetivo de estreitar relações e estabelecer um canal direto entre as diferentes redes públicas de ensino, considerando o período de excepcionalidade causado pela pandemia da Covid-19. Segundo o diretor do IFF Itaperuna, a reunião foi também um momento importante de troca de experiências e abertura de possibilidades para construção de parcerias.

"Há uma preocupação grande em relação a um possível aumento nos índices de evasão escolar para o ano que vem, em toda a rede pública de ensino, e sobre como amenizar os efeitos causados por esse período de suspensão das atividades presenciais. Trabalhar em ações colaborativas entre as redes municipais, estadual e federal se mostra ainda mais importante nesse momento, então colocamos a estrutura do IFF à disposição das demais redes e trocamos experiências sobre os projetos de inclusão digital que vêm sendo elaborados, além de ações do Instituto de combate ao coronavírus, como a distribuição de EPIs em toda a região e produção de máscaras de pano", destacou Filipe Ribeiro de Castro.

Diretora Regional Pedagógica da Seeduc, Luciana Coutinho Daniel Vicente ressaltou a importância dessa conversa entre gestores locais com o secretário:

"Pudemos estreitar relações com as lideranças responsáveis pela Educação Pública no Noroeste Fluminense e estabelecer um canal direto entre as partes, em prol do ensino de qualidade no Estado do Rio de Janeiro", disse.

No encontro também foram apresentados os protocolos de retorno às atividades em cada uma das redes municipais e também na rede estadual. O IFF publicou os Protocolos Gerais de Biossegurança para suas unidades no dia 2 de outubro, por meio da Portaria N.° 628. Por enquanto, não há previsão de retorno das atividades presenciais, com as aulas acontecendo por meio de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP), desde 21 de setembro, no Campus Itaperuna.