CAMPUS ITAPERUNA

5 a 7 de Outubro

Semana Acadêmica do Campus Itaperuna inscreve para oficinas, minicursos, palestras e mesas-redondas

por Comunicação Social Campus Itaperuna publicado 26/09/2016 10h13, última modificação 26/09/2016 10h14
Evento, que está em sua quinta edição, tem mais de 40 atividades gratuitas e abertas ao público, nos turnos da manhã, tarde e noite
Semana Acadêmica 2016

O IFFluminense Itaperuna deu início às inscrições para mais de 40 atividades gratuitas e abertas ao público, entre oficinas, minicursos, palestras e mesas-redondas, que acontecerão de 5 a 7 de outubro, na edição especial de 5 anos do evento mais tradicional do campus, a Semana Acadêmica. Os interessados devem acessar o site http://semanaacademica.itaperuna.iff.edu.br, fazer o cadastro e, em seguida, clicar em "Atividades" para se inscrever nas opções de interesse.

Entre as atividades disponíveis para os participantes da Semana Acadêmica deste ano estão:

Oficinas: "Serigrafia de grafismo Indígena em tecido"; "Cinco aplicativos que todo professor deve conhecer"; "A cartografia no ensino de geografia: superando as dificuldades"; "Percepção Corporal"; "Kahoot - criação e utilização de um game como proposta didática para revisão de conhecimentos"; "Quem canta seus males espanta! - princípios de técnica vocal aplicada ao canto"; "Experimentando a física no bar"; "Uma viagem pelo corpo humano usando aplicativos digitais"; "(Des)orientação vocacional: existe vida após o ENEM?"; "Redação para concursos e vestibulares: como se preparar"; "Artesanato afro-indígena"; "Uso de ferramentas de qualidade na gestão pública"; e "Determinação de Parâmetros Físico - Químicos do Leite e Derivados".

Minicurso: "Produção de biogás em estações de tratamento de esgoto"; "Introdução à programação em bloco para dispositivos móveis"; "Soldagem"; e "Robótica com arduino".

Palestra: "Uso da inovação e do marketing no empreendedorismo local: o caso da Deck Café"; "Xamego Bom: Uma experiência empreendedora no Noroeste Fluminense"; "Divulgação Científica e o Física em Cena"; "Projetos do centro de referência em sistemas embarcados e aeroespaciais"; "O uso de tecnologias na revisão e no ensino de produção de texto", "Energias Marinhas"; "Ingresso do técnico no mercado de trabalho"; "Genotoxidade"; e "Protagonismo juvenil e realidade brasileira: considerações sobre nação e transformação".

Mesa-Redonda: "Agroecologia: Perspectivas e Desafios no Noroeste Fluminense"; "O papel dos institutos federais na formação para o mundo do trabalho contemporâneo"; e "Pluralidades Culturais no Norte e Noroeste Fluminense: experiências de culturas periféricas e conhecimentos populares".

Trabalhos Acadêmicos
A Semana Acadêmica do IFFluminense Itaperuna deste ano é especial, em comemoração aos cinco anos do evento. A principal novidade é a realização do I Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense (Coninf), que acontecerá de forma simultânea à Semana Acadêmica, com a apresentação de 202 trabalhos, sendo 92 pôsteres e 110 comunicações orais, de alunos e professores de cursos técnicos, de graduação, especialização, mestrado e doutorado, de diferentes instituições de ensino. As apresentações acontecerão entre os dias 5 e 7 de outubro, sempre no turno da tarde.

O IFFluminense Itaperuna fica localizado na BR 356, s/nº, Cidade Nova, Itaperuna. A entrada no evento é gratuita e aberta ao público em geral.

Comunicação Social Campus Itaperuna