CAMPUS ITAPERUNA

Evento

Semana Acadêmica do IFF Itaperuna abre inscrições para palestras, oficinas e minicursos

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 30/08/2019 16h25, última modificação 30/08/2019 16h26
Interessados devem efetuar o cadastro no site do evento a partir de segunda-feira, dia 2 de setembro, e escolher as atividades de interesse
Semana Acadêmica do IFF Itaperuna

Contagem regressiva para a 8ª Semana Acadêmica do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna. Na segunda-feira, dia 2 de setembro, terão início as inscrições para as palestras, oficinas e minicursos que fazem parte da programação do evento, que acontecerá de 9 a 13 de setembro, com o tema “10 anos do IFF Itaperuna: a educação profissional e tecnológica como agente de transformação”. Os interessados devem efetuar o cadastro no site https://eventos.iff.edu.br/viiisemanaacademica, acessar a programação, que está separada por datas, e efetuar a inscrição na atividade de interesse.

A abertura da Semana Acadêmica acontecerá às 18h do dia 9 de setembro, com a apresentação da Orquestra Retocando, composta por crianças e adolescentes que participam de oficinas de música dos Centros de Referência em Assistência Social da Prefeitura de Itaperuna. Em seguida, haverá a roda de conversa "IFF Itaperuna 10 anos: uma história de sonhos e sucessos", com ex-alunos do campus compartilhando suas experiências exitosas nos estudos e em suas carreiras profissionais.

Ao longo do evento, haverá ainda palestras como "Matriz Energética o que é? Matriz Energética do Brasil e do Mundo"; "A profissão que você deseja pode estar à beira da extinção. Saiba como se preparar para os empregos do futuro"; "Mais que uma equipe, uma família: Equipe Jaguar"; "Conhecer Para Prevenir"; "Qualidade de energia elétrica"; "A agroquímica e a agricultura sustentável"; "Currículo e entrevista profissional como estratégia de marketing pessoal"; "Os grandes cientistas brasileiros e a necessidade de políticas públicas em C&T para o desenvolvimento do País"; "Política Industrial e a Polícia de Conteúdo Local do Setor Petrolífero no Brasil"; "Oficina de empreendedorismo"; "Proteção de transformadores de potência" e "Desafios da interdisciplinaridade na interpretação e execução de questões de química no Ensino Médio".

Entre os minicursos, há opções como "Solos e Educação Ambiental"; "Fluxogramação de Processos"; "Produtos de Limpeza e Higiene"; "Introdução à Programação em Blocos para Dispositivos Móveis"; "Óleos essenciais: Extração, Importância e Aplicações no Cotidiano"; "Utilizando o Raspberry Pi para Programação, Multimídia e Jogos"; "Sistemas Hidráulicos; Introdução ao Dimensionamento e Seleção de Bombas Centrífugas"; "Introdução ao LaTeX; Introdução ao Arduino"; "Problemas Inversos: Fundamentos e Aplicações"; "Programando Robô NAO"; "Produção de Sabão Ecológico Responsável"; "Promovendo engajamento através do uso de Gamificação"; "Gestão de resíduos pessoais e domésticos"; entre outros.

A programação também inclui as oficinas "Técnicas de relaxamento para alívio da ansiedade e do estresse"; "Criação de Vídeos: Dicas para Montar Tutoriais e Trabalhos Escolares Digitais", "Promovendo engajamento através do uso de Gamificação", "O uso de applets GeoGebra para o estudo de tópicos de Matemática"; "Autoestima e resiliência"; "URI Online Judge: Praticando Programação de forma Gamificada"; e "Tecnologias digitais na prática do professor de Química".

Além das atividades que exigem inscrição prévia, a Semana Acadêmica também terá atrações abertas ao público, como visitação a salas temáticas (de terça a sexta-feira, das 8h ao meio-dia), mostra de protótipos e apresentações culturais, entre diversas outras. Para participar das atividades liberadas e receber o certificado do evento, é necessário apenas fazer o cadastro geral no site do evento https://eventos.iff.edu.br/viiisemanaacademica.