CAMPUS ITAPERUNA

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Itaperuna > Biblioteca Maria Alice Barroso

Biblioteca Maria Alice Barroso

por Comunicação Social campus Itaperuna publicado 19/10/2015 15h58, última modificação 31/01/2017 12h30
Guia do usuário

                           Biblioteca do campus Itaperuna

A Biblioteca Maria Alice Barroso tem, atualmente, cerca de sete mil títulos de livros, CD's, Revistas, Enciclopédias, Dicionários e assinatura de jornal. A consulta ao acervo pode ser feita pelo site terminal.biblioteca.iff.edu.br.

REGULAMENTO INTERNO

O presente regulamento interno da Biblioteca Maria Alice Barroso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Itaperuna/RJ tem por objetivo normalizar o serviço de atendimento, utilização do acervo e estabelecer as normas de comportamento dos usuários desta Biblioteca.

CAPÍTULO I - DA COMPETÊNCIA
Art. 1° À Biblioteca Maria Alice Barroso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Itaperuna/RJ compete:
I – Elaborar políticas de desenvolvimento de coleção compatível com as necessidades dos seus usuários e da instituição;
II – Executar e controlar as atividades de processamento técnico (catalogação, classificação e inventário bibliográfico);
III – Atender os seus usuários com cortesia e eficiência;
IV – Fazer intercâmbio operacional com as outras bibliotecas do SIBI;
V – Promover eventos com a finalidade de maior integração entre a Biblioteca e a comunidade escolar;
VI – Contribuir para o aprimoramento do ensino-aprendizagem através do acesso rápido às diversas fontes de informações existentes em seu acervo bibliográfico;
VII – Elaborar políticas de conservação preventiva e de
restauração do material bibliográfico;
VIII – Oferecer aos seus usuários serviços de qualidade, eficiência e agilidade.

CAPÍTULO II - DO ACERVO
Art.2° O acervo da Biblioteca Maria Alice Barroso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Itaperuna/RJ é composto por livros, obras de referências (enciclopédias e dicionários), periódicos, multimeios (cd-rom, dvd), e futuramente estará recebendo trabalhos acadêmicos (dissertações, teses, trabalhos de conclusão de curso).
Art.3° Todo o material do acervo bibliográfico será disponibilizado em catálogo on-line que permitirá pesquisas por autor, título, assunto e série.
§ 1° Ao pesquisar no catálogo, os usuários devem anotar o número de classificação para que o material seja localizado no acervo bibliográfico.
§ 2° Os usuários que tiverem dúvida em localizar o material no acervo bibliográfico, poderão solicitar orientação aos servidores da Biblioteca.
§ 3° O material bibliográfico consultado que não se destina ao empréstimo deverá permanecer sobre as mesas nas dependências da Biblioteca.

CAPÍTULO III - DO FUNCIONAMENTO
Art.4° A Biblioteca permanece aberta para atendimento ao público, nos dias úteis, exceto nos feriados e pontos facultativos.
§ 1° Horário de expediente:
- Segunda à sexta-feira: das 7h às 21h (sete horas às vinte e uma horas), ininterruptamente;
- Aos sábados letivos: das 7h às 15h (sete horas às quinze horas);
§ 2° Podendo esse horário ser alterado, com a aprovação do Diretor-Geral do IFFluminense Campus Itaperuna/RJ, e de acordo com as demandas a serem atendidas.
§ 3° A Biblioteca poderá manter-se fechada temporariamente em caso de reuniões, assembleias sindicais, ausências justificadas, desde que avisando previamente.

CAPÍTULO IV - 
DOS USUÁRIOS
Art.5° São usuários da Biblioteca Maria Alice Barroso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Itaperuna/RJ:
I – O corpo docente e discente;
II – Os servidores técnico-administrativos;
III – Os funcionários terceirizados prestadores de serviço no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica do Campus Itaperuna/RJ;
IV – Os membros da Comunidade em Geral.
Parágrafo único: Os membros da Comunidade que não possuam vínculo ativo com o Instituto Federal Fluminense e seus respectivos campi poderão somente utilizar o material disponível para os usuários dentro do espaço da biblioteca.

CAPÍTULO V - DO ACESSO
Art.6° A qualquer usuário é permitido o acesso à Biblioteca, bem como a consulta aos seus acervos, nos dias e horários de funcionamento, conforme previsto no artigo 4°.
Parágrafo único. O acesso do usuário é condicionado à prévia identificação pelos servidores da Biblioteca.
Art.7° Aos usuários é facultado o acesso direto aos acervos, com a orientação, caso seja necessário, dos servidores da Biblioteca.
Art.8° Ao entrar na Biblioteca, o usuário deverá deixar seus pertences nos armários, podendo conservar consigo a chave e o material de estudo e pesquisa, cuja apresentação poderá ser solicitada à saída, para efeito de conferência.

CAPÍTULO VI - DOS SERVIÇOS OFERECIDOS
Art.9° A Biblioteca Maria Alice Barroso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Itaperuna/RJ oferece aos seus usuários os seguintes serviços:
I – Circulação de Materiais bibliográficos (empréstimo, devolução e renovação);
II – Orientação à pesquisa e normalização bibliográfica;
III – Acesso à Internet;
IV – Serviço de orientação aos usuários;
V – Acesso ao setor de periódicos, podendo consultar no local revistas, dicionários, enciclopédias e jornais.

SEÇÃO I - 
DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Art.10º A elaboração de pesquisas bibliográficas de levantamentos bibliográficos são serviços oferecidos aos usuários, visando subsidiar as atividades de ensino e pesquisa.
Parágrafo único - As pesquisas e levantamentos bibliográficos deverão ser previamente solicitados aos servidores da Biblioteca.
Art.11º A Biblioteca disponibilizará aos usuários o acesso às descrições bibliográficas de CD-ROM, DVD, dissertações de mestrado, teses, monografias de cursos de especialização e trabalhos de conclusão de curso elaborados pelos alunos desta instituição.

SEÇÃO II - 
DA REPRODUÇÃO DE DOCUMENTOS
Art.12º A reprodução de materiais informacionais pertencentes do acervo da Biblioteca só será permitida quando não acarretar danos aos documentos e/ou estiverem em domínio público, sendo vedada a reprodução de originais que não estiverem cumprindo o estabelecido na lei do direito  autoral nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

SEÇÃO III - 
DO EMPRÉSTIMO DOMICILIAR
Art.13º O empréstimo domiciliar de materiais informacionais é restrito aos usuários que tratam os incisos I a III do art. 5º, desde que devidamente cadastrados e mediante a apresentação de documento que comprove identificação e vínculo com a instituição. O empréstimo será realizado nas quantidades e prazos máximos a seguir estipulados:

  1. Alunos do Ensino Médio, Técnico e Pós-Técnico - dois volumes (um livro didático/técnico e um de literatura) pelo prazo de sete dias, renováveis, caso a obra não esteja sendo solicitada;

  2. Alunos do Ensino Superior e Graduação - três volumes (dois didáticos/técnicos/monografia e um de literatura) pelo prazo de sete dias, renováveis, caso a obra não esteja sendo solicitada;

  3. Professores e funcionários administrativos - quatro volumes pelo prazo de quatorze dias, renováveis, caso a obra não esteja sendo solicitada.

Parágrafo único. Não são passíveis de empréstimo:

  • Obras de referência (enciclopédias, dicionários, índices, etc.);

  • Obras que a Biblioteca possua no acervo um único exemplar e/ou que tenha sido colocada em reserva pelos professores;

  • Obras raras e coleções especiais;

  • Periódicos (jornais e revistas).

SEÇÃO IV - DO USO DOS COMPUTADORES
Art. 14º Biblioteca Maria Alice Barroso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Itaperuna/RJ disponibilizará aos seus usuários a utilização de computadores para fins de pesquisa e digitação de trabalhos escolares. Aos usuários será permitido o acesso a sites de pesquisa, sites de órgãos federais e acesso ao seu correio eletrônico.
Parágrafo único. Fica vedado o acesso a sites de bate-papo, sites de relacionamento, jogos e sites pornográficos.
Art. 15° Os usuários deverão manter os computadores em perfeita integridade física.
§ 1º Não é permitido aos usuários alterar a configuração dos softwares instalados nos computadores;
§ 2º Não é permitido aos usuários danificar os equipamentos dos computadores, tais como: teclado, mouse, drive, monitor, estabilizador, ficando os mesmos sujeitos ao ressarcimento de danos causados.

CAPÍTULO VII - DAS PENALIDADES, MULTAS, PERDAS E DANOS
Art. 16º As penalidades serão aplicadas em razão de atraso na devolução de material informacional, dano, extravio e comportamento inadequado, conforme estabelecido neste Regulamento Interno.
Parágrafo único. Cabe ao usuário, a responsabilidade pela guarda e conservação dos materiais informacionais emprestados.
Art. 17° Constituem infrações disciplinares aplicadas pela Biblioteca do IFF, campus Itaperuna ao leitor que:

  1. Atrasar a devolução;

  2. Danificar e/ou extraviar o material bibliográfico;

  3. Descumprir os deveres de usuário (alunos, professores, funcionários).

§ 1º O usuário que danificar ou extraviar material bibliográfico é obrigado a ressarcir a Biblioteca mediante a reposição de obra idêntica ou de outra obra, no caso de obra esgotada, a critério da Coordenação de Recursos Didáticos, ou ainda como alternativa, o pagamento no valor correspondente à obra extraviada ou danificada, acrescido das despesas com a sua aquisição.
§ 2º Será considerado material bibliográfico extraviado o atraso na sua devolução por prazo superior a 30 dias da data da devolução.
§ 3º Os usuários podem retirar como consulta local (utilização de materiais bibliográficos encapados com plástico vermelho) e terão a obrigação de devolvê-los na mesma data do empréstimo.
Art. 18º Constitui penalidade disciplinar aplicada pela Biblioteca do IFF, campus Itaperuna a suspensão do usuário no uso dos serviços prestados pela Biblioteca .
Parágrafo único. A suspensão será aplicada no caso de atraso na devolução, danos ou extravio de material bibliográfico e descumprimento dos deveres do usuário.
Art. 19º O usuário em atraso na devolução do material acarretará suspensão nos serviços da biblioteca por 2 (dois) dias contabilizados por obra, inclusive sábados, domingos, feriados e recessos, a contar da data prevista de devolução até a data da efetiva devolução.
§ 1º O procedimento de suspensão é automático;
§ 2º O usuário suspenso será liberado para novos empréstimos pelo Sistema da Biblioteca (Informa) assim que estiver sido cumprido o período da penalidade.
Art. 20º O usuário indenizará a Biblioteca pelas perdas e danos causados ao seu patrimônio. Além disso o usuário deverá observar:

  1. É proibido dobrar folhas dos materiais bibliográficos e marcá-las com qualquer tipo de objeto;

  2. Fazer anotações e arrancar partes, bem como outras ações que possam danificar as coleções da Biblioteca e os objetos patrimoniados.

Art. 21° O usuário deverá restituir a obra perdida ou danificada por outro(s) exemplar(es) da mesma edição. Na impossibilidade de fazê-lo, deverá adquirir outro material informacional, do mesmo valor, por indicação da Coordenação de Recursos Didáticos.
Ar. 22º O usuário que, sem o empréstimo devidamente  efetuado e sem autorização sair com obras e objetos que pertençam à Biblioteca estará sujeito às penalidades regimentais da Instituição.

CAPÍTULO VIII - DOS DEVERES DOS USUÁRIOS
Art. 23º São deveres dos usuários:

  1. Guardar as mochilas e bolsas no armário na entrada da Biblioteca;

  2. Estar vestido com trajes adequados;

  3. Zelar pela conservação do acervo e do patrimônio da Biblioteca;

  4. Comunicar qualquer alteração dos seus dados cadastrais;

  5. Manter silêncio nas dependências da Biblioteca;

  6. Não fumar dentro da Biblioteca;

  7. Não consumir bebidas e alimentos nas dependências da Biblioteca;

  8. Não rabiscar as mesas e as cabines de leitura;

  9. Zelar pela limpeza do ambiente;

  10. Não utilizar o telefone celular dentro da Biblioteca.
     

CAPÍTULO IX - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 24° O Registro Acadêmico do Instituto Federal Fluminense, Campus Itaperuna informará à Biblioteca a respeito de transferência e/ou desligamento de alunos, para que previamente ao desligamento, seja verificado a situação do empréstimo e fornecido o NADA CONSTA.
Art. 25º Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação de Recursos Didáticos, após ciência e apreciação da Direção-Geral de Ensino desta Instituição.