CAMPUS MACAÉ

Aluna do Campus Macaé participa de fórum sobre pesca artesanal

por Valdênia Gomes Miranda Lins publicado 15/05/2017 16h27, última modificação 16/05/2017 12h50
Fórum foi promovido pelo Projeto Mosaico, da Petrobras e teve público restrito.
Thayna-ForumPescadores.png

O fórum é formado por representantes de colônias de pescadores e autoridades ligadas à área. (Foto: Júnior Eler)

A estudante Thayná Fernandes Ribeiro Toledo, do 3º período do curso Técnico Subsequente de Meio Ambiente, teve a oportunidade de participar do III Fórum de Representantes da Pesca Artesanal da Bacia de Campos, realizado entre os dias 9 e 11 de maio, em Macaé. Ela fez parte da equipe de apoio ao evento e pôde assistir às palestras e discussões.

Segundo a estudante, o Fórum teve o objetivo de ouvir o pescador artesanal e elaborar propostas para levar às autoridades de meio ambiente, INSS e Marinha, dentre outras, a fim de melhorar a atividade desses trabalhadores.

Ela foi chamada pelo Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos (NEA/BC) a participar do evento por sua experiência anterior em eventos como o SRHidro e o Fórum Juventude das Águas.

Thayná conta que foi grande o aprendizado que obteve no local. “Já havia estudado muitas coisas na teoria, mas quando se vai num evento como esse, a gente vê as coisas na prática”, disse ela. Outro ponto destacado foi ver as questões ambientais a partir da visão dos pescadores. “Fiquei impressionada com o nível de conhecimento deles, que, por vezes, enfrentavam as autoridades mostrando que elas não conhecem muito bem o dia a dia do trabalho do pescador”. Ela informou que, no documento final do fórum, os pecadores solicitam às autoridade, dentre outras coisas, que também venham buscar conhecimento junto a eles, que também têm muito a ensinar.

registrado em: , ,