CAMPUS MACAÉ

Aulas sobre cinema no Campus Macaé

por Valdênia Gomes Miranda Lins publicado 10/05/2016 15h39, última modificação 13/05/2016 14h20
Projeto Cinema: Arte e Tecnologia inclui teoria e prática em cursos ao longo do ano.
Curso a trajetória do cinema

O curso sobre a trajetória do cinema encerrará com uma ida ao cinema no Rio de Janeiro. (Divulgação)

Os alunos do Campus Macaé estão tendo a oportunidade de entrar um pouco no mundo do cinema com o projeto “Cinema: Arte e Tecnologia”, coordenado pelo cineasta, servidor do Campus Macaé, Tiago Quintes. A primeira ação realizada é o curso “A trajetória do cinema”, que está em andamento e deve terminar no mês de junho.

No curso, os alunos conhecem a evolução do cinema, incluindo exemplos da utilização de luz, som, cores, etc. “Queremos acostumar os alunos à linguagem cinematográfica para que depois eles possam ver a parte prática”, explicou Tiago.

Ele planeja um novo curso no próximo ano letivo de práticas cinematográficas. Também está entre as metas do projeto um encontro com os professores para mostrar como usar o cinema na sala de aula. “Você pode usar o cinema para qualquer matéria. Em Física, por exemplo, temos questões de luz, de acústica”, disse.

Em paralelo, o projeto também desenvolve oficinas, como a realizada para a turma do Proeja na última semana que ensinou como fazer fotos e vídeos no celular. “Ensinamos como cuidar da câmera, noções de fundo, luz, como filmar, como fazer fotos em macro. A ideia é fazer os alunos se virarem com o que tem na mão”.

Exibições de filmes no campus estão sendo realizadas. Neste mês de maio, mês do orgulho Nerd, foram exibidos, em parceria com o Grêmio, “Starwars”, no dia 4, e capítulos de “Dragon Ball”, no dia 9.

O projeto mantém uma página na internet, alimentada com conteúdo educativo relacionado ao cinema. Para acessar, clique aqui.

Comunicação Social Campus Macaé

registrado em: , , ,