CAMPUS MACAÉ

Engenharia

Biblioteca do Campus Macaé promove atividade para estudantes da Engenharia de Controle e Automação

por Juliana Marinho publicado 01/06/2017 19h06, última modificação 01/06/2017 19h06
Estudantes da Engenharia do Campus Macaé tiveram a oportunidade de apresentar para os colegas seus trabalhos de conclusão de curso, de forma descontraída, a fim de tornar o conhecimento científico interessante e de fácil compreensão.
Atividade Engenharia

Atividade contou com participação de servidores e estudantes.

Na última quarta-feira, dia 31 de maio, a equipe da Coordenação de Biblioteca do Campus Macaé promoveu uma atividade diferente para os estudantes da Engenharia de Controle e Automação, o Stand Up Science for ECA. O objetivo da iniciativa foi oferecer aos alunos dos últimos anos do curso a chance de mostrar seu trabalho de conclusão, bem como seu talento oral e criatividade.

O Stand up consistiu em apresentar a pesquisa do TCC em dez minutos, da forma mais descontraída possível, para a turma do primeiro período, inspirado na ideia do EURAXESS Science Slam, um concurso de comunicação científica com a finalidade de dar suporte a pesquisadores interessados em carreira científica na Europa. Segundo a servidora Michelle Catunda, muitas pessoas acreditam que o conhecimento científico e tecnológico é complicado e inacessível e, por isso, muito difícil de ser compreendido. “Mas isso não é verdade, a ciência pode ser interessante e fácil, só depende de como é comunicada”, comentou.

Aprender a fazer uma apresentação boa e equilibrada, seja para pesquisadores da mesma área ou para o público em geral, valoriza o trabalho e pode ser importante no desenvolvimento da carreira do estudante. Para o coordenador do setor, Henrique Barreiros, “a atividade foi muito bem recebida pelos alunos e abriu espaço para novas experiências e futuros projetos da Biblioteca no campus”.

Participaram das apresentações os estudantes: Rafael Gomes Faturini, com o trabalho “Sistema de monitoramento da temperatura do forno através de uma rede de sensores sem fio aplicada à indústria ceramista”, orientado pela professora Nathálie Terra; Carlos Henrique Soares Coutinho e Lucas Moreira Dias, que falaram sobre a pesquisa “Dispositivo reconfigurável para visualização 3D de superfícies tridimensionais”, orientação do professor Robson da Cunha Santos.